REGIÃO

Feira Agroecológica e Cultural da Violeira de volta no dia 24

A feira acontecerá às sextas-feiras, a partir do dia 24 de setembro, das 17 às 20 horas, na sede da Comunidade Presbiteriana de Viçosa, em frente ao Posto de Saúde do João Braz


Publicado em: 17/09/2021 às 16:33hs

Feira Agroecológica e Cultural da Violeira de volta no dia 24

A comunidade viçosense poderá voltar a frequentar a feira que reúne alimentos agroecológicos naturais e processados, artesanato e atrações culturais, na Violeira. As atividades, que foram interrompidas em 2020 devido à pandemia, voltarão a acontecer de forma presencial, quinzenalmente. A feira acontecerá às sextas-feiras, a partir do dia 24 de setembro, das 17 às 20 horas, na sede da Comunidade Presbiteriana de Viçosa (em frente ao Posto de Saúde do João Braz).

O retorno foi uma demanda dos agricultores e demais expositores que desde o início da pandemia têm usado as redes sociais para divulgação e vendas. A alternativa foi fundamental para a manutenção da renda e escoamento da produção. O técnico do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), Daniel Neves, alega queesse tipo de comercialização tem diminuído e a retomada ajudará os feirantes economicamente.

“Atualmente, com o avanço da vacinação e a redução dos índices da pandemia, as feiras da cidade já voltaram a funcionar e as vendas online reduziram bastante”, comentou. Lúcia Helena Rodrigues vende plantas suculentas e frutas na feira agroecológica e cultural e acredita que o retorno e a mudança de horário serão proveitosos para todos.

A artesã Josemeire Dourado, mais conhecida como Josy, disse que a pandemia tem sido desafiadora para as vendas e que aproveitou o momento para fazer novos cursos e aprimorar conhecimentos. Para ela, a volta da feira representa a esperança de dias melhores.

Além da questão financeira, a possibilidade dos encontros e trocas que o ambiente proporciona são lembrados pela professora do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, Ana Lídia Galvão. “Todos sentimos falta desse convívio e contato social, de poder escolher pessoalmente os produtos e ver as pessoas. Aos poucos, e com segurança, vamos retomando as atividades”.

Para Luciana Souza, que leva as delícias da sua cozinha para a feira, o retorno é um momento de alegria. “A gente já estava morrendo de saudade”, comentou.

ADAPTAÇÕES

Os organizadores suspenderam temporariamente a disponibilidade de mesas para consumo de lanches no local e as oficinas e atividades recreativas para crianças. As restrições visam manter a segurança de todos, visto que a pandemia ainda não acabou.

Os protocolos também incluem o uso de máscaras e álcool em gel pelos feirantes e pelos frequentadores, e o distanciamento entre as barracas. Para mais informações, siga os perfis da feira nas redes sociais. Instagram (@feiravioleira_vicosa) e Facebook (facebook.com/FeiraVioleira/)