REGIÃO

Escolas particulares se preparam para iniciar ano letivo de forma remota

A partir do dia 1º de fevereiro, as escolas particulares retornam às aulas remotas


Publicado em: 22/01/2021 às 08:00hs

Escolas particulares se preparam para iniciar ano letivo de forma remota
Foto: MChe Lee | Unsplash

As escolas privadas de Viçosa estão com as atividades presenciais suspensas desde o final de março de 2020. O último ano letivo ainda não havia completado nem dois meses de aulas quando os alunos tiveram que passar a estudar em casa, devido à pandemia do novo Coronavírus. 

Os colégios que já utilizavam ferramentas digitais e online em suas atividades pedagógicas se organizaram mais rápido e continuaram o calendário de forma remota imediatamente. Aos poucos, todas foram se adaptando, cada uma de acordo com suas possibilidades.

A cidade está na Onda Amarela do plano Minas Consciente, que não permite o funcionamento de escolas de educação básica, mas somente faculdades. Desde outubro do ano passado, o governador Romeu Zema permitiu que as cidades que aderiram ao programa retornem às aulas presenciais nas escolas públicas, municipais, estaduais e privadas de forma gradativa. Para o retorno Escolas particulares se preparam para iniciar ano letivo de forma remota dos alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio, é necessário que as cidades estejam na Onda Verde do programa.

As oito maiores escolas particulares de Viçosa devem iniciar suas aulas na primeira semana de fevereiro. A maioria informou à reportagem do Folha da Mata que aguarda autorização dos órgãos competentes para iniciar o calendário letivo na modalidade de ensino híbrido, mesclando atividades presenciais e remotas.

É o caso dos colégios Anglo, Carmo, Coeducar e Equipe, que adaptaram suas instalações para receber pelo menos parte dos alunos de forma presencial. Elas investiram em ventilação, ampliação de espaços e compra de equipamentos digitais. As aulas no Anglo e Equipe retornam dia 1º de fevereiro; no Carmo, dia 2; já as aulas da Coeducar recomeçam no dia 3 de fevereiro. Todas, por enquanto, de forma remota.

Outras escolas, como o Ágora e a Passo a Passo, ainda não definiram se retornam na modalidade híbrida, caso obtenham autorização. Elas informaram que também vão iniciar seus calendários de 2021 de forma remota, que zelam pela segurança e saúde de seus colaboradores e alunos e que essa decisão será tomada de maneira coletiva. As aulas no  Ágora e na Passo a Passo retornam dia 1º de fevereiro.

A reportagem não recebeu retorno dos colégios Ômega e Pró-Efeito até o momento da publicação.