REGIÃO

Em Ponte Nova, rio Piranga ainda está acima do nível de alerta

Municípios da região foram afetados pelas chuvas


Publicado em: 12/01/2022 às 19:42hs

Em Ponte Nova, rio Piranga ainda está acima do nível de alerta
Foto: divulgação/Prefeitura de Ponte Nova

As chuvas que caíram na Zona da Mata mineira atingiram diversos municípios da região. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), 145 municípios de MG estão com decreto de situação de emergência.

Entre eles, está Ponte Nova, que registra um dos piores cenários. Até ontem, o rio Piranga ainda estava com volume acima do nível de inundação e, felizmente, já dava sinais de que começava a baixar. Na parte baixa, próximas ao rio, diversos pontos ficaram alagados impedindo o fluxo de veículos e pedestres pelas pontes e ruas que foram tomadas pela água. Casas e lojas também foram atingidas.

No hospital Arnaldo Gavazza, a área da lavanderia, localizada no subsolo, ficou alagada. Nenhum leito ou consultório foi atingido. Já no Nossa Senhora das Dores, um deslizamento de terra invadiu parte da área do CTI, fazendo com que pacientes precisassem ser transferidos ou realocados.

Quase 200 ocorrências de deslizamentos foram registradas pela Defesa Civil, incluindo a do estacionamento do conjunto habitacional Dom Helvécio, conhecido como Cojan, no Centro. De acordo com a Defesa Civil, três veículos caíram junto com o talude. Ninguém ficou ferido e as estruturas dos prédios não foram afetadas.

LOCAIS INTERDITADOS EM ERVÁLIA

Duas casas foram interditadas porque apresentam rachaduras e infiltração na estrutura. O estabelecimento, onde um jovem de 20 anos morreu soterrado, também foi fechado pela Defesa Civil.

Desde o início da semana, estão sendo feitas intervenções em pontos críticos. Estradas que dão acesso às localidades rurais foram as mais afetadas, com obstrução causada por deslizamentos de terra.

ervalia-interdicao