REGIÃO

Cemig divulga orientações em casos de furtos de cabos na rede elétrica

Investimentos estão sendo realizados para amenizar os danos causados por quedas de energia elétrica


Publicado em: 13/01/2021 às 09:02hs

Cemig divulga orientações em casos de furtos de cabos na rede elétrica
Foto: Reprodução/Internet

A Cemig reforçou algumas orientações aos consumidores que tiveram o fornecimento de energia interrompido por causda de cabos de energia furtados. Desse modo, o cliente afetado pode seguir as orientações para reestabelecimento da energia no local. 

Conforme previsto na legislação, a prática criminosa de furtos de cabos de energia em propriedades particulares, ou da própria empresa, podem causar danos irreversíveis às vítimas e aos criminosos, visto que acidentes graves, morte ou sequelas podem acontecer. Nos casos em haja consumação do roubo, a Cemig orienta o consumidor a seguir as medidas abaixo: 

 

- Solicitar um pedido para restabelecimento através dos canais de atendimento: Atende Web, aplicativo Cemig Atende (disponível para Android e IOS) e o Fale com a Cemig pelo telefone 116, caso a falta de energia seja confirmada. E um canal exclusivo para o assunto pelo link

- Após o pedido, o cliente deve aguardar a chegada de uma equipe da Cemig na localidade da ocorrência e, se o furto de cabos na instalação do imóvel for constatado, a rede elétrica será desativada a fim de amenizar o risco de acidentes;  

- Somente assim o cliente poderá contratar um eletricista para reparar a fiação roubada. 

- Depois dos reparos feitos pelo eletricista, o cliente deve contatar a Cemig, por meio de seus canais de atendimento, para que energia seja ligada após o “corte para conserto”;  

- Em seguida, a equipe da empresa voltará ao local para normalizar o fornecimento de energia. 

 

Investimentos da empresa 

Segundo a companhia, uma tecnologia pioneira está sendo desenvolvido para monitorar a integridade dos cabos e sinalizar casos de rompimentos nas redes de transmissão e distribuição, dificultando também a ação de criminosos. Trata-se de uma rede sinérgica: sistema de fibra ótica integrado ao sistema da rede elétrica.  

Além disso, a Cemig em conjunto com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), está desenvolvendo um projeto P&D (Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica) sobre cabos supercondutores.   

Com este recurso, a empresa afirmou que, futuramente, pretende produzir no Brasil fitas em materiais supercondutores capazes de diminuir as interrupções no fornecimento de energia elétrica e amenizar a poluição visual nos grandes centros urbanos.