REGIÃO

Cajuri reforça as ações contra a Covid após denúncias de aglomerações

Bar aberto em posto de combustível instalou gradis para tentar controlar movimento


Publicado em: 04/02/2021 às 08:27hs

Cajuri reforça as ações contra a Covid após denúncias de aglomerações
Foto: Prefeitura de Cajuri

A chegada da vacina contra a Covid gerou um efeito reverso em muitas pessoas: a sensação de que a pandemia já passou. Os registros de aglomeração durante a pandemia ainda são vistos em cidades da região. Há duas semanas, o Folha da Mata mostrou aglomeração no Posto Colibri, na entrada de Cajuri. Mesas próximas e muitas pessoas sem máscara compunham o cenário contrário do que dizem as normas de prevenção contra a doença.

De acordo com o prefeito de Cajuri, Ricardo Andrade (DEM), tem sido realizado um trabalho de orientação em locais que possam gerar maior movimentação. No caso do posto, o proprietário assinou um termo em que se compromete a cumprir as regras para evitar o aumento do contágio.

A informação passada para a prefeitura é de que a concentração de pessoas acontecia no pátio, mesmo após o horário de fechamento do bar, inclusive, com carros de som. O proprietário instalou gradis no local.

FORA DO MINAS CONSCIENTE

Cajuri não aderiu ao Minas Consciente e estabeleceu normas próprias no enfrentamento à doença. Partidas de futebol foram proibidas por decreto municipal. E para o funcionamento de pesque-pagues, fiscais estabeleceram a quantidade máxima permitida de clientes. De acordo com o enfermeiro e coordenador as ações Covid no município, Paulo Roberto, as ações tem dado resultado: “nas últimas duas semanas, conseguimos dispersar aglomerações no posto e em outros locais com movimento. Contamos com o suporte da polícia para complementar o trabalho de fiscalização”, explica.

Além disso, na última segunda-feira, 1º, foi realizada uma desinfecção com caminhão pipa e solução à base de cloro nos principais espaços públicos da cidade, como praças e pontos de ônibus. Os bancos das praças foram isolados, para desestimular a presença de pessoas na rua.

Em setembro, a Secretaria de Saúde de Cajuri realizou, de forma gratuita, testes em trabalhadores do comércio da cidade. Agora, os testes são realizados somente em pessoas que apresentam sintomas ou tiveram contato com positivo.

Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado na quarta-feira, 03, Cajuri possui 146 casos positivos da doença confirmados, sendo que 137 estão curados, 08 seguem ativos em isolamento domiciliar e somente um óbito foi registrado desde o início da pandemia.

whatsapp-image-2021-02-03-at-162417