Programa “A Voz do Povo de Viçosa” retorna neste sábado

A Voz do Povo de Viçosa, criado em 2022, tem o objetivo promover a cidadania, valorizar a opinião pública e estabelecer uma ponte entre os moradores e os gestores públicos

Programa “A Voz do Povo de Viçosa” retorna neste sábado

O programa e projeto de extensão da UFV “A Voz do Povo de Viçosa” retornará com suas atividades no dia 22 de março (sábado), a partir das 08h, com o tema “Coleta de lixo e entulho em Viçosa”. Ele será transmitido através da Rádio Comunitária Quintal do Samba 105.9 FM. O projeto aborda assuntos pertinentes da sociedade viçosense e promove um debate entre moradores e gestores públicos, como a atual situação de pessoas em vulnerabilidade social e que moram na rua.

A Voz do Povo de Viçosa é vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFV e apresenta informações obtidas a partir de levantamentos anuais, bem como cede oportunidades para viçosenses exibirem suas preocupações e demandas acerca da cidade. 

Os levantamentos, por sua vez, são realizados por estudantes do curso de Ciências Sociais em disciplinas específicas, garantindo dados reais sobre a opinião pública e assuntos relacionados aos problemas sociais de Viçosa. 

De acordo com os coordenadores do programa, os professores da UFV Antônio Miranda e Marcelo Ottoni, A Voz do Povo de Viçosa, criado em 2022, tem o objetivo promover a cidadania, valorizar a opinião pública e estabelecer uma ponte entre os moradores e os gestores públicos. Os programas de rádio são feitos todo sábado das 08h às 12h.

Os rostos por trás do projeto

Antônio Miranda é chefe do Departamento de Ciências Sociais da UFV. Ele possui doutorado em Economia Doméstica pela mesma instituição, com foco na violência sexual contra crianças e adolescentes, além de ser mestre em Administração, com ênfase em Gestão Pública, e especialista em Gestão da Informação pela UFJF.

Já Marcelo Ottoni é coordenador do curso de Ciências Sociais da UFV. É doutor em Sociologia e Política pela própria UFV e mestre em Gestão Pública, com experiência na área de Sociologia, com ênfase em Segurança Pública.

Ambos são coordenadores do diagnóstico nacional para levantar dados sobre as guardas civis municipais no Brasil. A análise tem como objetivo a criação de um sistema contínuo com informações relevantes na área, permitindo a elaboração de relatórios e tornando acessível tais dados por meio de um painel na internet, que será promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).