POLÍTICA

Viçosa segue na Onda Vermelha do Minas Consciente

Decisão foi tomada pelo prefeito após reunião do Coes; medidas locais continuam valendo e a volta às aulas já é avaliada pela administração municipal


Publicado em: 24/05/2021 às 14:31hs

Viçosa segue na Onda Vermelha do Minas Consciente

O município de Viçosa segue na Onda Vermelha do Minas Consciente, após os membros do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) se reunirem e sugerir ao executivo a manutenção na onda do plano estadual, conforme os indicadores da Macrorregião Leste do Sul.

Para o secretário municipal de saúde, Júlio César de Abreu Cotta, mesmo com a queda nos números de óbitos e da ocupação de leitos hospitalares, a onda vermelha será mantida como medida de cautela, ainda mais levando em conta a situação dos demais municípios de referência da região, Ponte Nova e Manhuaçu. Nos indicadores da microrregião, Viçosa está na onda amarela. Mas, cabe ao gestor municipal definir qual parâmetro seguir, se é o da macro ou o da micro.

MEDIDAS LOCAIS

Está mantido o sistema de rodízio de CPFs para compras em supermercados. A medida é uma recomendação do prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD), mesmo após o pedido de suspensão do rodízio, feito pelo sindicato patronal da categoria. O COES entende que ainda é cedo para uma flexibilização mais radical.

O cinema da cidade continuará fechado até que a situação seja amenizada através da vacinação de um número maior de pessoas, com a possibilidade da reavaliação do tema no caso da mudança de onda, por exemplo.

Outra situação discutida foi a reativação do processo seletivo envolvendo a contratação de agentes de endemias e de saúde. A Secretaria de Saúde vai analisar o caso para estudar a possibilidade de dar andamento ao processo.

Os servidores municipais afastados que já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19 devem retornar aos trabalhos presenciais. De acordo com a PMV, cada secretário fará o levantamento dos servidores, avaliando caso a caso. A situação deverá ser oficializada por decreto municipal.

AULAS PRESENCIAIS

Os membros do Coes decidiram pela formação de um grupo de trabalho, com representantes das escolas públicas e privadas, para que a volta às aulas seja discutida com mais propriedade.

O setor deve apresentar um protocolo que será apreciado e aprovado pelo Coes, para que a atividade seja desenvolvida com total segurança tanto para alunos, quanto para os profissionais da educação.

Além do secretário de saúde, participaram da reunião remota do Coes Viçosa, realizada no dia 21 de maio: o secretário de administração, Luan Campos Monteiro Gomes; o secretário de fazenda, Dionísio Márcio Irias de Souza; o procurador geral do município, Adriano de Castro Antônio; a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Tamara Gonçalves Campos Marcuci; a professora e pesquisadora da UFV, Simone Elize Facione Guimarães; o médico Fernando Fonseca dos Reis; o diretor da Casa do Empresário, Franklin Vítor de Souza Abreu; e Vera Lúcia Soares, representando o vereador Sérgio Augusto Moreira Marota.