POLÍTICA

Viçosa é o 16º município de MG em ranking de transparência

Nota de 8,49 representa facilidade de acesso às informações públicas


Publicado em: 29/03/2021 às 11:26hs

Viçosa é o 16º município de MG em ranking de transparência
Foto: arquivo

O município de Viçosa alcançou a nota de 8,49 no ranking da Escala Brasil Transparente, criado pela Controladoria Geral da União (CGU) para medir o nível de transparência das informações públicas de estados e municípios brasileiros. A nota de Viçosa está bem acima da média nacional para os municípios, que ficou em 6,85 e próxima à média das capitais, que foi de 8,73.

Os governos estaduais de Minas Gerais, Ceará e Espírito Santo estão no topo do ranking federal, com nota máxima em todos os quesitos de transparência da gestão pública.

Os municípios mineiros de Itaúna e Juiz de Fora lideram o ranking estadual, com nota de 9,95. Na região da Zona da Mata, além de JF, Ubá aparece no ranking, com nota 9,08. Viçosa ocupa a 16ª posição na lista de cidades de Minas Gerais com maior índice de transparência.

A pesquisa leva em conta a avaliação de questionário que coletou respostas sobre como o município divulga suas informações ao público em geral. No quesito transparência ativa, que significa a oferta de dados abertos na internet, como diárias, contratos e licitações, de 19 itens somente um não teve aprovação máxima. E no quesito transparência passiva, quando qualquer cidadão solicita informações, foram 3 avaliações máximas em 7 critérios.

A avaliação, divulgada na semana passada, foi feita entre agosto de 2019 e dezembro de 2020 em todas as capitais e municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. No ranking nacional, Viçosa está na 180ª posição, de um total de 665 municípios.

Na edição anterior da pesquisa, realizada em 2018, a nota de Viçosa foi de 9,47. Entretanto, a CGU informou que houve mudanças na metodologia de análise para aprofundar o monitoramento e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por Estados e municípios na promoção do acesso à informação.