POLÍTICA

Servidores da prefeitura reivindicam aumento de salário e redução de carga horária

Ofício do Sinfup foi enviado para Prefeitura com pedidos de melhorias salariais e benefícios, para compensação de perdas salariais dos últimos anos


Publicado em: 11/02/2021 às 17:00hs

Servidores da prefeitura reivindicam aumento de salário e redução de carga horária
Foto: arquivo

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Prefeitura de Viçosa enviou ofício para a Prefeitura e Câmara Municipal reivindicando melhorias salariais e benefícios para os servidores municipais em 2021. Entre os pedidos está o reajuste de 11,52% para todos os servidores da prefeitura e de autarquias, com o objetivo de compensar as perdas salariais dos últimos anos. Exclusivamente para servidores da educação que atuam na zona rural, pede-se ainda gratificação de 20%.

Além disso, o pedido inclui a regulamentação de carga horária fixa de 6 horas diárias para servidores da educação, saúde e portadores de deficiência, com a possibilidade de extensão desse benefício de carga horária para as demais secretarias.

O ofício, lido na reunião da Câmara da última terça-feira, 09, pede ainda fornecimento de uniforme completo e auxílio alimentação para todos os servidores municipais.

ACERTO PARA AGENTES DE SAÚDE E DE ENDEMIAS

Outro ofício encaminhado pela presidente do Sinfup, Maria Aparecida de Paiva Torres, questiona a Prefeitura sobre o não pagamento do valor integral do salário de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

De acordo com o Sindicato, desde o dia 1º de janeiro, o piso salarial desses profissionais passou a ser de R$ 1.550,00 por força da Lei 13.708/2018. Entretanto, ao checar os contracheques, foi verificado o pagamento de valor de R$ 1.400,00, inferior ao previsto pela legislação.

No ofício, o Sinfup pede um prazo de 5 dias para que a Prefeitura de Viçosa se manifeste e preste esclarecimentos. A Secretaria de Administração da PMV informou que está ciente da situação e dará a resposta ao Sinfup dentro do prazo.