POLÍTICA

Roberto Andrade cobra investimentos em ferrovias que cortam o estado


Publicado em: 08/07/2020 às 10:16hs

Roberto Andrade cobra investimentos em ferrovias que cortam o estado

Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, parlamentares pediram que o Governo de Minas priorize projetos de investimentos no transporte ferroviário no Estado.
O objetivo é que essas propostas possam ser apresentadas ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. O pedido foi feito pela Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Durante os debates, os deputados propuseram que esteja nessa lista a proposta de implementação do Anel Ferroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que poderá trazer melhorias no transporte de carga e de passageiros na região.
O deputado Roberto Andrade falou da importância da integração entre a malha ferroviária e o aeroporto de Confins. “Interligar a ferrovia ao aeroporto de Confins é fundamental para criar uma nova saída de escoamento da produção mineira. Isto vai gerar mais emprego e desenvolvimento para o Estado”, salientou.
Sobre a renovação antecipada da concessão, à Vale do Rio Doce, da Estrada de Ferro Vitória/Minas, os parlamentares salientaram que a legislação garante que haja um indicativo de que os investimentos serão feitos para que a renovação da concessão seja efetivada.
Sobre estes investimentos, Roberto Andrade reiterou a reivindicação dos municípios da Zona da Mata para que tais recursos sejam aplicados na malha ferroviária de Minas com a Reforma de estações antigas e históricas; a restauração de trens, a implantação de trechos turísticos e a recuperação da malha abandonada pela concessionária.
A subsecretária de Transportes e Mobilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Mônica Salles Lanna, enfatizou que vai levar para o secretário da pasta os pedidos dos deputados sobre priorizar estes projetos.
Mônica Lanna destacou que Minas dispõe da segunda maior malha ferroviária do Brasil e afirmou que o Governo está elaborando o Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais, que definirá os projetos prioritários para a implantação de uma nova estrutura ferroviária no Estado.