POLÍTICA

Relatório aponta falhas e carências nas Unidades de Saúde de Viçosa

Vice-prefeito Tilu e vereadores visitaram 14 UBS durante o mês de maio


Publicado em: 10/06/2021 às 14:46hs

Relatório aponta falhas e carências nas Unidades de Saúde de Viçosa
Foto: Reprodução

Um relatório, elaborado pela Prefeitura de Viçosa, aponta as principais carências e necessidades das Unidades Básicas de Saúde de Viçosa. O levantamento foi feito pelo Vice-prefeito Luis José de Arruda Alves “Tilu” (PSD) após visitas feitas a 14 unidades, junto com os vereadores e a Coordenadora das Unidades Estratégia Saúde da Família, Elza Maria Vieira Demian.

O diagnóstico vai servir como um norte para as próximas decisões relacionadas ao funcionamento das unidades. O documento foi enviado à Câmara e Secretaria de Saúde. O vice-prefeito disse que tem expectativas de conseguir sanar os problemas apontados, na medida do possível.

EQUIPES INCOMPLETAS

Em todas as unidades foi verificada a falta de profissionais, de diferentes áreas, para completar a equipe. Os profissionais relatavam que estavam acumulando funções, com medo de comprometer a qualidade do trabalho prestado à população.

Nas UBS São Sebastião (Vale do Sol), Amoras, Silvestre e Bom Jesus, o relatório indica a falta de Agentes Comunitários de Saúde. Em Silvestre ainda foi relatada a falta de médico, mesmo problema da UBS do Centro.

Em São José do Triunfo, também falta médico para o turno diurno, além de auxiliar administrativo e de serviços gerais. A ausência de auxiliar administrativo também foi diagnosticada em Cachoeira de Santa Cruz, Novo Silvestre, São José (Barrinha) e Santo Antônio. Já no Santa Clara, as equipes pediram auxiliar administrativo e médicos de especialidades (oftalmologia, cardiologia e ortopedia)

Na UBS de Nova Era, há cargo vago de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e auxiliar de serviços gerais. E o problema na unidade de Nova Viçosa é a falta de recepcionista para as equipes.

EQUIPAMENTOS BÁSICOS

As deficiências estruturais nas unidades de saúde também foram expostas pelo relatório. As equipes ouvidas durante as visitas relataram a falta de insumos básicos para atendimento à população, como termômetro, álcool em gel, copos descartáveis, luvas e aparelho de aferir a pressão.

Materiais de escritório também são escassos, bem como equipamentos para o trabalho administrativo, como computadores, tinta para impressora, linha telefônica e internet, que, segundo os trabalhadores das unidades, não passa por manutenção.

INFRAESTRUTURA

Durante as visitas, também foram pedidos reparos nos imóveis onde estão instaladas as unidades. Instalações elétricas, com falta de lâmpadas e fiações, encanamentos entupidos e infiltrações constam no relatório como os problemas mais citados.

Além disso, no Amoras, falta acessibilidade para a população e cadeiras para espera e em Silvestre, o pedido é para a construção de um banheiro próximo à recepção, para uso comum.