POLÍTICA

Proposta de feriadão prolongado em MG é descartada

Antecipação de 3 feriados de Tiradentes como medida para manter isolamento social foi retirada de votação na Assembleia


Publicado em: 30/03/2021 às 11:29hs

Proposta de feriadão prolongado em MG é descartada
Foto: reprodução/internet

O Governo estadual e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desistiram de votar nesta terça-feira, 30, a proposta de criar um super feriado para ajudar nas medidas de combate à Covid-19.

O texto do Projeto de Lei 2.591/2021, enviado à ALMG pelo Governador Romeu Zema (Novo) previa a antecipação do feriado de Tiradentes, celebrado no dia 21 de abril, de 2021 e dos próximos 2 anos. Dessa forma, o feriado começaria na sexta-feira, dia 02 de abril e se prolongaria até a quarta-feira, dia 07. Na quinta-feira, dia 01, está mantido o ponto facultativo.

Em nota, a Assembleia afirma que a proposta foi retirada de votação porque a “eficácia dessa medida requer maior embasamento fático e estatístico”. O chamado “superferiado” já está valendo nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro e tem dividido opiniões em relação à eficácia da medida como forma de aumentar o isolamento social. A intenção seria manter as ruas vazias e o comércio fechado. Mas, no último fim de semana, foram registradas aglomerações em cidades do litoral paulista e carioca. E em MG, cidades fazem campanha para desestimular o turismo.

CONTRATAÇÃO DE ESTUDANTES E APOSENTADOS

O mesmo Projeto de Lei do feriado também traz a proposta de ampliar os serviços de saúde por meio da convocação de profissionais voluntários; a contratação de estudantes da área de saúde e a contratação temporária de profissionais de saúde aposentados, além do credenciamento de pessoa física ou jurídica para prestação de serviços de saúde.

Este ponto está mantido e será votado pelos deputados nesta terça-feira. O Governo de Minas entende que a contratação é necessária, uma vez que a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) está com dificuldade para contratar o número suficiente de trabalhadores para atuarem na linha de frente do combate à Covid.