POLÍTICA

Nova presidência e diretorias no CISAB Zona da Mata

Prefeito de Ponte Nova, Wagner Mol, é o novo presidente do Consórcio


Publicado em: 16/01/2021 às 09:00hs

Nova presidência e diretorias no CISAB Zona da Mata
Foto: Divulgação/Cisab

 

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata (CISAB), com sede em Viçosa, tem novo presidente e novas composições no conselho fiscal, diretorias e superintendências. O órgão presta serviços de apoio a departamentos água e esgoto das cidades consorciadas e também regula taxas, valores e a qualidade dos serviços prestados.

A eleição aconteceu no último dia 6 de janeiro, por videoconferência, com a presença de representantes de 24 municípios. O prefeito de Ponte Nova, Wagner Mol Guimarães, foi eleito o novo presidente do consórcio, com unanimidade dos votos favoráveis. Ele não tinha concorrentes. Wagner vai suceder o então prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, por um mandato de 2 anos.

Também foram eleitos os novos membros do Conselho Fiscal: Walace Ferreira Pedrosa, do município de São Francisco do Glória; Carlos José de Oliveira, de Oratórios; e Dilcélio de Oliveira Hott, da cidade de Reduto.

Além do Conselho Fiscal, o CISAB possui cargos ocupados por indicação do presidente, com aprovação da assembleia. Na superintendência Geral, foi reconduzida a bióloga Iolanda de Sena Gonçalves, atuante no setor de saneamento básico, especialista socioambiental, com experiência na área e desenvolvimento de políticas sustentáveis. Iolanda foi diretora de Meio Ambiente do IPLAM na gestão do prefeito Ângelo Chequer antes de ser indicada ao cargo.

Para o cargo de superintendente de Regulação, o escolhido foi administrador Murilo Pizato Marques, que atuava como Controlador Interno do SAAE de Viçosa. Murilo substitui a economista Luísa Vieira Almeida.

Além disso, também foram escolhidos, por indicação, os nomes de Luciana Fátima de Oliveira Moreira, diretora do SAAE de Senador Firmino, para ocupar a Diretoria Administrativa e Financeira. Já na Diretoria Técnica Operacional foi indicado o engenheiro civil e servidor efetivo do CISAB, João Paulo Silva Oliveira.

NOVO CONSÓRCIO DE REGULAÇÃO

O CISAB cobre 37 cidades consorciadas, uma população de mais de 600 mil pessoas nas microrregiões de cidades polo como Viçosa, Ponte Nova, Manhuaçu, Mariana e Carangola. As atribuições são as mesmas desde sua criação, em 2008: prestar apoio aos municípios consorciados e atuar como ente regulador dos serviços de saneamento.

No entanto, a diretoria consórcio atua em um projeto de divisão das atribuições de regulação, que passaria para um novo conselho intermunicipal a ser criado só para esta função, restando ao CISAB a responsabilidade de assessorar tecnicamente os municípios consorciados. A justificativa para o projeto é evitar futuros conflitos de interesse dos setores de fiscalização e assessoramento, garantindo mais transparência e efetividade em ambos os trabalhos.

NOVA SEDE

obras da nova sede do Cisab

A obra do Centro de Referência em Saneamento Ambiental, onde também funcionará a nova sede do CISAB, está com 70% de execução e tem previsão para conclusão para julho deste ano. A estrutura está sendo erguida na praça W, na região do Centro Administrativo Municipal, entre a AMMAN e a escola municipal Dr. Januário de Andrade Fontes.

Com área construída de aproximadamente 1.900 m², além da estrutura administrativa do CISAB e auditório com capacidade para 100 pessoas, irão funcionar os laboratórios de água e efluentes e também o Laboratório Escola, que será utilizado para capacitação de profissionais dos municípios consorciados. O Centro de Referência em Saneamento Ambiental é uma obra financiada pelo Governo Federal, através da FUNASA.