POLÍTICA

Motoristas de aplicativo de Viçosa querem criar cooperativa

Entre as demandas já discutidas, está a definição de ações de acessibilidade para transporte de pessoas com deficiência e a implantação de um ponto de GNV para abastecimento dos veículos.


Publicado em: 26/03/2022 às 10:32hs

Motoristas de aplicativo de Viçosa querem criar cooperativa
Foto: divulgação

Viçosa está prestas a ganhar a primeira cooperativa de motoristas de aplicativo da região. A Cooperativa de Transporte por Aplicativo de Viçosa e Região (COOPTAPP) vem sendo articulada informalmente desde meados do ano passado e nos próximos dias será formalizada por meio de estatuto.

Na semana passada, foi feita a primeira reunião de intenção para formar a cooperativa, que contou com a presença de 25 motoristas que trabalham para empresas de transporte por aplicativo. Mas, desde abril do ano passado, quando houve um protesto de motoristas contrários ao desligamento arbitrário das plataformas, a ideia foi lançada informalmente como uma forma de dar mais autonomia e respaldo jurídico.

Uma comissão, formada por sete pessoas, é responsável por definir o estatuto. Outros dois encontros já foram realizados com o propósito de definir o texto. Uma profissional formada em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) está dando o suporte nos processos legais de constituição do grupo.

O edital de convocação para a assembleia da cooperativa já foi publicado, estipulando um prazo de 10 dias para reunir todas as pessoas interessadas e, assim, votar o estatuto e compor a diretoria da COOPTAPP por meio de eleição. Todos os profissionais que optarem por aderir deverão fazer um aporte de capital, de R$ 1 mil, dividido em dez parcelas iguais, para compor o capital inicial da cooperativa. É preciso ainda preencher os requisitos exigidos pelas legislações federal e municipal enquanto motorista de aplicativo, como certidão negativa de antecedentes e habilitação com exercício de atividade remunerada.

O advogado Alex Andel, que representa a Associação de Motoristas de Aplicativos da região da Zona da Mata (Amoaplic-JF) e atua junto aos profissionais de Viçosa, afirmou que a cooperativa de caráter regional será benéfica para os motoristas, que terão mais respaldo e proteção para trabalhar.

PRÓXIMOS PASSOS

Após a formalização da cooperativa, os documentos serão enviados para a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), para registro. A intenção é de que a cooperativa possa oferecer transporte de passageiros, bens móveis e até mesmo mercadorias, já prevendo ampliações no futuro.

A constituição de uma plataforma própria para oferecer o serviço ao usuário, entretanto, ainda é um desafio. Mas, de acordo com Alex, uma plataforma de transporte de abrangência nacional, que havia sinalizado interesse em entrar no mercado viçosense, chegou a procurar a cooperativa para associar-se e oferecer a parceria com a tecnologia para mediar o contato entre os motoristas e passageiros.

O grupo de motoristas também aposta em benefícios sociais para Viçosa e região. Um dos diferenciais será o atendimento a pessoas com deficiência. A intenção é adquirir veículo adaptado em nome da cooperativa, mapear locais onde moram e trabalham pessoas com deficiência para garantir, assim, uma assistência melhor de transporte.

Há ainda o interesse, ainda inicial, de trazer para o município um ponto para abastecimento com gás natural veicular (GNV), uma alternativa mais barata aos combustíveis tradicionais. Ainda não há a oferta do serviço no município e a cooperativa pretende se debruçar sobre as possibilidades e legislações.