POLÍTICA

Ex-deputado Tatico, natural de Teixeiras, é alvo de operação contra apropriação ilegal de fazendas

Político mineiro é de Teixeiras, onde já atuou como vereador e disputou eleições para prefeito


Publicado em: 22/06/2022 às 11:51hs

Ex-deputado Tatico, natural de Teixeiras, é alvo de operação contra apropriação ilegal de fazendas

O empresário e ex-deputado federal e distrital José Fuscaldi Cesilio, mais conhecido como Tatico, foi solto na tarde de terça-feira (21), após ser preso durante a operação Looping 2, da Polícia Civil do Distrito Federal, que apura uso de documentos falsos e apropriação ilegal de fazendas no Entorno.

Segundo a Polícia Civil, a ordem judicial que permitiu a medida previa a prisão de Tatico apenas no período necessário para coleta de provas. Além disso, afirma que o ex-parlamentar, de 81 anos, é idoso e inspira cuidados médicos. O filho dele, Alessandro José Cesilio, também foi detido e deve passar por audiência de custódia nesta quarta (22).

A operação cumpriu oito mandados de prisão e 11 de busca e apreensão. Os crimes investigados são falsidade ideológica, falsificação de documentos, uso de documentos falsos, esbulho possessório e associação criminosa.

A defesa de Tatico e do filho diz que eles foram "vítimas" de fraudadores. Segundo a defesa, após prestar informações, o ex-parlamentar "foi sumariamente liberado pela autoridade policial e já se encontra nos seus aposentos".

"Isso confirma a absoluta falta de justa causa das medidas segregadoras, sobretudo, a inapelável inexistência de qualquer prova da materialidade ou indícios capaz de justificar o visível abuso de autoridade do comando judicial, de modo que comprova também a inexorável condição de vítima dos fraudadores", diz a nota da defesa.

Tatico é de Teixeiras, município localizado a 215 km de Belo Horizonte, para onde o parlamentar transferiu o domicílio eleitoral. O deputado, que foi vereador na cidade entre 1965 e 1970, deixou o município rumo a Goiás em 1974, depois de perder a disputa para a prefeitura.