POLÍTICA

Estudante de Viçosa representa Zona da Mata na ALMG

Ele participou da plenária final do Parlamento Jovem e coordenou as discussões sobre recursos hídricos e saneamento básico


Publicado em: 02/12/2021 às 17:19hs

Estudante de Viçosa representa Zona da Mata na ALMG
Foto: reprodução

O estudante viçosense Thiago Salatiel Lopes, morador do distrito de São José do Triunfo, representou o Polo Zona da Mata III na plenária final do Parlamento Jovem de Minas, edição 2020/2021, realizada nesta sexta-feira (26/11/21), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Aluno da 3ª série do Ensino Médio da escola estadual José Lourenço de Freitas, o membro do Parlamento Jovem (PJ) de Viçosa, programa da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, foi eleito como coordenador do subtema “Recursos Hídricos e Saneamento Básico” durante a plenária final na ALMG, que resultou na entrega de 11 propostas sobre o tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Ao longo do dia, os estudantes discutiram as propostas, fizeram destaques e votaram no que consideraram a melhor versão, semelhante ao que fazem os deputados estaduais durante a tramitação de proposições no Legislativo. Caberá agora à Comissão de Participação Popular (CPP) analisar as sugestões e transformá-las em requerimentos de providências, projetos de lei e outras iniciativas.

Para Thiago Salatiel, participar do PJ Minas lhe proporcionou abrir a mente em relação à política, mesmo já tendo interesse nessa área. Ele salientou ainda que, com o envolvimento de alunos das diversas regiões do Estado na iniciativa, foi possível conhecer problemas e realidades diferentes. Thiago foi o único aluno de escola pública dentre os coordenadores eleitos.

ENCERRAMENTO PJ VIÇOSA

O Projeto Parlamento Jovem (PJ) Viçosa 2021 teve seu encerramento durante a tarde da última segunda-feira, 29. Na oportunidade, foram entregues os certificados de participação aos alunos e as propostas construídas ao longo do ano foram apresentadas.

Conduzido majoritariamente de forma online, o PJ se reúne desde maio de 2021, por intermédio de videoconferências, com a realização de oficinas de formação política ministradas por profissionais ou estudiosos relacionados ao tema. Apesar da melhora do quadro da pandemia da Covid-19 e da vacinação, não houve plenária municipal e regional, mas apenas a plenária estadual, que aconteceu na última semana na ALMG.

Em Viçosa, os alunos levantaram 5 propostas de possíveis projetos de lei, que foram lidas na sessão de encerramento e entregue em mãos ao presidente Edenilson. O documento foi construído coletivamente por alunos dos colégios Anglo, COLUNI, Equipe, e das escolas estaduais Alice Loureiro, Raimundo Alves Torres, José Lourenço de Freitas, Raul de Leoni e Santa Rita De Cássia.

O PJ é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em parceria com as câmaras municipais de todo o Estado, que visa debater temas de relevância municipal, regional e estadual com os jovens do ensino médio enquanto proporciona vivência legislativa. Em Viçosa, o PJ completou, em 2021, 11 anos de existência.