POLÍCIA

Presos na comarca de Viçosa não passam mais por quarentena, em Eugenópolis

O Presídio de Viçosa voltou a funcionar como porta de entrada de novos detentos, desde o último dia 2 de agosto, após mudança no protocolo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).


Publicado em: 23/08/2021 às 14:22hs

Presos na comarca de Viçosa não passam mais por quarentena, em Eugenópolis
Foto: arquivo

Devido à pandemia da Covid-19, durante o período de quatro meses, desde o início de abril, os presos da comarca de Viçosa eram encaminhados para o Presídio de Eugenópolis, na microrregião de Muriaé, onde passaram por um período de quarentena de 15 dias, antes de serem transferidos para o Presídio de Viçosa.

Ao Folha da Mata, o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) informou que, com o avanço da vacinação dos custodiados do Sistema Prisional mineiro, a maioria das unidades masculinas, localizadas em macrorregiões classificadas como Onda Verde e Onda Amarela pelo plano Minas Consciente, voltou a funcionar como porta de entrada das respectivas comarcas.

O órgão explicou que os protocolos adotados na admissão dos novos presos são similares aos aplicados nas portas de entrada anteriores de cada Região Integrada de Segurança Pública (Risp), porém, respeitando as especificidades de cada unidade prisional. No caso do Presídio de Viçosa, com fluxo relativamente baixo de detentos, são reservadas algumas celas para que os recém-admitidos cumpram o período de 15 dias de quarentena, antes de serem realocados para celas onde terão contato com outros detentos mais antigos.

Durante esse período de isolamento, os presos passam por uma triagem, pela equipe de saúde da unidade, composta por profissionais de enfermagem e técnico de enfermagem, além de médico parceiro da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o objetivo de averiguar possíveis sintomasgripais.

O Depen ressaltou que todos os custodiados do Presídio de Viçosa, incluindo aqueles recém-admitidos, já receberam a imunização completa contra a Covid-19. A unidade de Viçosa não registrou nenhum caso positivo da doença desde o início da pandemia.