POLÍCIA

Microrregião discute cuidado à pessoa idosa em evento na UFV

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Universidade e a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig)


Publicado em: 09/05/2022 às 08:13hs

Microrregião discute cuidado à pessoa idosa em evento na UFV

Representantes de 14 municípios da Microrregião de Viçosa se reuniram, no último dia 4, no Centro de Ensino e Extensão da UFV, para o evento Envelhecimento no território e a importância da formação para o cuidado à pessoa idosa: encontro com municípios da microrregião de Viçosa. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Universidade e a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig).

Na UFV, as ações são organizadas pelo Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), vinculado ao Departamento de Nutrição e Saúde (DNS). De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Andréia Queiroz Ribeiro, a intenção é que a parceria seja “uma verdadeira articulação institucional para promover o envelhecimento saudável e a oferta de cuidado integral, humanizado às pessoas idosas que dele necessitam”. Para isso, a primeira ação será o oferecimento do Curso de Formação Inicial e Continuada de Cuidadores de Idosos a 220 pessoas selecionadas pelos municípios participantes. A previsão é de que a capacitação tenha início no dia 26 de maio.

Durante a abertura do evento, o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, desejou boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância de uma ação como essa para “tornar a Universidade um espaço mais receptivo para os municípios das regiões que a acolhem”. Salientou, assim como o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto, que essa iniciativa tão importante não seria possível sem a dedicação incansável dos servidores e estudantes da Universidade. Agradeceu ainda, em nome da professora Andréia e do professor Renato Pereira da Silva, também do DNS, à toda equipe da Unapi e demais departamentos envolvidos.

Também participaram da abertura o presidente da Utramig, Paulo Henrique Azeredo Nascimento, e o diretor de Qualificação e Extensão da Fundação, Rogério Luís Massensini. Ambos destacaram a importância de capacitar profissionais para que tenham um olhar diferenciado à população idosa e agradeceram a Universidade pela parceria.