POLÍCIA

Fabricação de cachaça com etanol veicular é interditada pela Polícia Civil

Mais de 60 mil litros de álcool etílico foram apreendidos na operação em Contagem que culminou na prisão do proprietário da fábrica de bebidas


Publicado em: 17/11/2021 às 18:09hs

Fabricação de cachaça com etanol veicular é interditada pela Polícia Civil
Foto: PCMG/Divulgação

Nesta quarta-feira, 17, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), apreendeu em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, mais de 60 mil litros de álcool etílico que renderiam o dobro do volume em cachaça falsificada. Durante a operação, foi realizada a prisão em flagrante de um homem, de 40 anos, proprietário do estabelecimento fiscalizado. 

“Esses 60 mil litros de álcool iriam render cerca de 120 mil litros de cachaça falsa, altamente prejudicial ao consumo. Além disso, representa um prejuízo aproximado de R$ 2,4 milhões”, disse o chefe do Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes (Deccof), delegado Júlio Wilke.

As investigações indicaram que o local era utilizado para adulterar e falsificar bebidas alcoólicas, principalmente cachaça, onde estariam sendo produzidas as falsificações com álcool etílico, desdobrado em água, adoçante industrial e serragem. De acordo com os investigadores, tais combinações podem causar cegueira e, em alguns casos, morte. 

PROVIDÊNCIAS

O produto vai passar por análises laboratoriais que vão revelar a exata composição dele. A polícia também quer saber há quanto tempo a bebida está no mercado e quem são os compradores e buscar a origem das marcas que aparecem nos rótulos das embalagens.