POLÍCIA

Autoridades voltam a pedir Batalhão da PM para Viçosa

Novo pedido foi feito ao comando da Polícia Militar, em Belo Horizonte


Publicado em: 19/03/2021 às 10:00hs

Autoridades voltam a pedir Batalhão da PM para Viçosa
Foto: Câmara Municipal de Viçosa

Representantes da Câmara Municipal, Prefeitura e do setor empresarial de Viçosa estiveram na sede do comando da Polícia Militar, em Belo Horizonte, para renovar os pedidos da criação do Batalhão da PM em Viçosa. A comitiva viçosense foi recebida no último dia 10 de março pelo Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues.

Para o presidente da Câmara, vereador Edenilson Oliveira (PSD), a elevação da 10ª Companhia Independente de Viçosa para um Batalhão aumentará a segurança, e a PM continuará prestando, de maneira ainda mais eficaz, serviços à comunidade. “Tendo em vista a importância de nossa cidade no contexto geral e da educação, é importante ter um Batalhão’’, destacou Edenilson. A Vereadora Vanja Honorina (PSD), que também preside a 91ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Viçosa, completou dizendo que ‘’Viçosa é a única cidade sede de universidade federal que não possui um batalhão’’.

O Comandante Rodrigo Sousa se disse comprometido em “reativar os estudos, para avaliar a viabilidade da implantação do Batalhão da Polícia Militar”. O Vice-prefeito de Viçosa, Luís José de Arruda Alves (Tilu), garantiu que a administração municipal continuará a prestar auxílio financeiro e material para que a polícia possa prestar os serviços. O comandante disse que ainda assim, “esbarra em dificuldades orçamentárias e de pessoal’’. Uma vez que a infraestrutura da Companhia Independente já está criada, os custos seriam menores.

O Comandante ressaltou ‘’o apoio prestado pela Universidade Federal de Viçosa em várias ocasiões, dentre elas, o uso de cessão do aeroporto para pouso de aeronaves, o que hoje está sob a responsabilidade do município’’.

Estiveram presentes na reunião de semana passada, além dos vereadores citados e o vice-prefeito, o presidente da Casa do Empresário, Julismar Marques Divino e os juízes Dr. Elias Obeid e Júlio Andrade, naturais de Viçosa e que contribuíram para a realização do encontro na capital. O Juiz Federal, Rafael Torres, e o Reitor da Universidade Federal de Viçosa, Demetrius David da Silva, não puderam estar presentes e justificaram suas ausências através de ofícios de apoio, entregues pela vereadora Vanja ao Comandante.

A reunião não estabeleceu prazos para o avanço dos trabalhos. Entretanto, é um novo passo e atualiza um pedido antigo da comunidade viçosense. A elevação da atual 10ª Cia. Independente da PM de Viçosa à categoria de Batalhão já é considerada pela Polícia Militar há, pelo menos, 6 anos. O estudo passou pelo Estado-Maior da PM, conforme ofício expedido em 2015 pela Assessoria Institucional da PMMG. O ofício também foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais e comunicado ao prefeito da época, Ângelo Chequer (PSDB).