OPORTUNIDADE

Trilhas do futuro: selecionados precisam efetuar matrícula até esta sexta-feira

Em Viçosa, foram disponibilizadas 240 vagas para o urso técnico de enfermagem


Publicado em: 16/09/2021 às 17:08hs

Trilhas do futuro: selecionados precisam efetuar matrícula até esta sexta-feira
Foto: Ares Soares

Até esta sexta-feira, 17, serão aceitas as matrículas junto à instituição de ensino para a qual foram selecionados programa Trilhas do Futuro, do Governo de Minas . Caso a matrícula não seja realizada, o selecionado perde direito a vaga que poderá ser repassada para outro aluno interessado. O candidato que se inscreveu e quer consultar se foi selecionado no programa deve acessar o site do Trilhas do Futuro.

Conforme consta no catálogo completo dos cursos, Viçosa receberá uma formação técnica em enfermagem com 240 vagas pelo Centro Referencial de Ensino em Saúde. As aulas acontecerão na Travessa Sagrados Corações, 31, centro, em dois períodos, tarde e noite. A previsão é de que as aulas comecem no mês de outubro.

As matrículas estão abertas desde a última segunda-feira, 13, e o candidato pode se matricular apenas em um curso técnico. Em todo o Estado, 110 municípios participam do programa, com 58 opções de curso em diversas áreas como como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre outros. 

Apesar de ter apenas 75 mil vagas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou que o programa recebeu 268 mil inscrições.

A subsecretária de estado de desenvolvimento da educação básica Izabella Cavalcante Martins destaca que mesmo os alunos não selecionados devem ficar atentos.

“É fundamental  que o selecionado procure a instituição e realizem a matrícula até esta sexta-feira. Quem não foi selecionado até esse momento deve ficar atento, porque nós teremos uma nova oportunidade de matrícula. A partir da próxima semana, teremos um período de vagas remanescentes e poderá ser feita uma nova inscrição para a s vagas que não foram ocupadas pelos estudantes que não efetuaram a matrícula essa semana”, disse.

DOCUMENTOS

Para a efetivação da matrícula, os pais, responsáveis ou o próprio estudante, quando maior de 18 anos, deverão se apresentar na instituição com os seguintes documentos: documento de identidade ou, na sua ausência, certidão de nascimento do aluno, original e cópia; CPF do estudante, quando possuir; comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais, responsáveis ou do estudante, quando maior de idade; declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio; declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio.

Para o estudante menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais ou responsáveis.

VAGAS REMANECENTES 

Os candidatos que não foram selecionados na primeira etapa do processo, podem concorrer a vagas remanescentes entre os 23 a 28 de setembro. Qualquer candidato poderá se inscrever para as vagas ainda disponíveis.

Para essa etapa, será necessário realizar nova inscrição, dessa forma, mesmo pque o estudante tenha  concorrido na etapa anterior, é preciso que uma nova inscrição seja efetuada.  As inscrições também deverão ser feitas pelo site do Trilhas do Futuro.