OPORTUNIDADE

IBGE vai contratar 80 pessoas em Viçosa para Censo 2022

Confira também as vagas disponíveis para municípios da região; as inscrições foram prorrogadas até dia 21 de janeiro.


Publicado em: 14/01/2022 às 15:59hs

IBGE vai contratar 80 pessoas em Viçosa para Censo 2022
Foto: reprodução

As inscrições do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários do Censo Demográfico 2022, que encerrariam em dezembro, foram prorrogadas até 21 de janeiro. São 206.891 vagas temporárias para todas as cidades do país.

O cargo com maior número de vagas é o de recenseador, que será responsável pela aplicação do questionário do Censo nos domicílios e terão salário variável de acordo com a produção. Para todo o país, são 183.021 vagas.

Para Viçosa, especificamente, serão contratados 70 recenseadores. A segunda cidade da região com mais vagas é Ervália, que vai contar com 17 aplicadores do questionário. Na sequência vem Teixeiras, com 11 vagas; Porto Firme com 10 vagas; Coimbra, Paula Cândido e Araponga com 8 vagas para cada cidade; 6 em São Miguel do Anta; 5 em Canaã; 4 em Cajuri e 3 em Pedra do Anta.

Outro cargo disponível é o de agente censitário supervisor, cuja função é a de supervisionar o trabalho dos recenseadores. Eles têm a carga horária semanal de 40 horas e salário de R$ 1.700. As vagas são mais restritas, sendo 18.420 para todo o país. Para Viçosa serão contratados 10 agentes censitários supervisores. Na região, cada cidade terá pelo menos um supervisor, com exceção de Cajuri, cuja supervisão ficará a cargo de um agente de Viçosa.

O IBGE também ofertou vagas para os chamados agentes censitários municipais, que possuem, entre suas atribuições, a de garantir a cobertura de sua área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas. A carga horária é de 40 horas e o salário, de R$ 2.100. Este cargo foi disponibilizado somente para cidades maiores (5.450 vagas para todo o país). Na região, apenas Viçosa terá um agente censitário municipal, responsável por toda a micro.

As provas, que seriam aplicadas em 27 de março, foram adiadas para 10 de abril de 2022. As inscrições são online e devem ser realizadas pelo site da Fundação Getúlio Vargas, órgão responsável pelo processo seletivo.