Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Água da represa da reitoria já pode ser bombeada para a ETA I

A crise hídrica instalada na cidade - e que parece não ter fim - está fazendo com que a direção do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Viçosa busque alternativas para amenizar a situação e oferecer mais opções de abastecimento de água na cidade.
A reforma e ampliação da ETA II (Violeira), o aumento autorizado para a captação de água no Turvo Sujo, a contratação de caminhões pipas e outras medidas que foram adotadas já estão ajudando na amenização do problema.
Na semana passada outra opção foi aprovada com o aceno positivo do aproveitamento da água represada atrás da reitoria da UFV, a chamada lagoa da reitoria. Após a realização da análise na água daquela lagoa, chegou-se à conclusão de que ela pode ser aproveitada depois de feito o tratamento de acordo com as normas do Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental).
O Saae já adquiriu a bomba de captação e a instalação da tubulação que levará a água até o reservatório já foi concluída. O trabalho foi realizado em parceria com a UFV, que forneceu o padrão de energia que alimentará a bomba.
Segundo o diretor geral do Saae, Rodrigo Bicalho, poderão ser captados até 30 litros/s na nova fonte e o objetivo é contribuir para a amenização do problema, uma vez que o ribeirão São Bartolomeu, até que chova, não tem mais condições de fornecer água suficiente para recuperar a capacidade de tratamento e distribuição da ETA I.

Estrutura montada
Cerca de 400 metros de tubulação, com canos de 150mm, e uma bomba submersa já foram instalados na segunda lagoa. A data do início do bombeamento ainda não foi definida, mas pode acontecer a qualquer momento, uma vez que a estrutura já está pronta. “É uma situação complementar que encontramos para ajudar no abastecimento da cidade. Nós estamos vivendo a maior crise hídrica que se tem notícia nos últimos 48 anos. É bom deixar bem claro que essa ação não resolve o problema e nem é uma medida definitiva. É apenas mais uma alternativa”, disse Rodrigo Bicalho.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883