MINAS GERAIS

Expedição Bééé Brasil revela a vitalidade das atividades de caprinos e ovinos por Minas Gerais

Atividade é liderada por Luciano Piovesan Leme, zootecnista formado pela UFV e ex-secretário da Prefeitura de Viçosa


Publicado em: 10/02/2024 às 08:30hs

Expedição Bééé Brasil revela a vitalidade das atividades de caprinos e ovinos por Minas Gerais

A Expedição Bééé Brasil, liderada pelo zootecnista Luciano Piovesan Leme, está em andamento para explorar e destacar as atividades de caprinos e ovinos em todo o Brasil. O projeto visa revelar os desafios, potencialidades e particularidades dessas cadeias produtivas, proporcionando visibilidade e oportunidades aos criadores.

A iniciativa consiste em uma série de visitas, entrevistas e documentações em diferentes regiões do país, com o objetivo de destacar os sistemas de produção, a cadeia de comercialização, a cultura gastronômica e os incentivos governamentais relacionados à ovinocultura e caprinocultura. A Expedição está sendo documentada e compartilhada através das redes sociais, com a previsão de produção de um livro e documentário ao final do projeto.

Iniciada em 5 de outubro de 2023, a Expedição terá duração de três anos, percorrendo todas as mesorregiões do Brasil até junho de 2025. Até o momento, a equipe já visitou diversas regiões em Minas Gerais, incluindo 67 municípios e mais de 84 propriedades e criadores, além de instituições de ensino e entidades governamentais.

Em Minas Gerais, já foram visitadas as mesorregiões da Zona da Mata, Campo das Vertentes, Sul de Minas, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, onde a Expedição percorreu 12.436 quilômetros em 67 municípios e já visitou mais de 84 propriedades e criadores, além de sindicatos, prefeituras e instituições de ensino.

PIOVESAN

Luciano Piovesan Leme é formado em Zootecnia pela UFV (Universidade federal de Viçosa) e é conhecido na cidade por ter ocupado diversos cargos públicos em várias gestões que passaram pela Prefeitura e também por ter sido vereador no período de 2000 a 2004. Ele já atuou como Chefe do Departamento de Promoção Agrária da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (1990-1992); Secretário de Agricultura e Meio Ambiente por onze anos consecutivos (1997 - 2007); Secretário de Governo (2014-2016); Superintendente de Gestão Pública e Governança (2017-2019); e Diretor Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos - SAAE (2019-2020). Já em Barbacena, Piovesan já ocupou o cargo de Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária (2012).