MINAS GERAIS

Volta às aulas na UFV é tema de audiência pública

O encontro teve como encaminhamento a criação de um Comitê de Infraestrutura, para discutir toda a logística da cidade para receber os alunos.


Publicado em: 17/09/2021 às 16:45hs

Volta às aulas na UFV é tema de audiência pública
Foto: divulgação/CMV

A volta às aulas presenciais da UFV, previstas para janeiro do ano que vem, foi discutida durante audiência pública na Câmara, na noite de quinta-feira, 16. O vereador Daniel Cabral (PCdoB), propôs a discussão com o objetivo de analisar os impactos da medida aprovada pela instituição na última terça-feira, 14.

O vereador ponderou que é preciso integrar a UFV e os poderes locais: “é sabido os impactos que a universidade tem, estamos falando de 17 mil estudantes que vão entrar diretamente na cidade. Precisamos debater sobre estrutura hospitalar, no transporte público e fiscalização”, afirmou.

O Reitor da UFV, Demetrius David da Silva, entende a responsabilidade que a universidade carrega nesse retorno presencial, e disse que serão construídas soluções que considerem a realidade local. “A pressão que recebemos da própria cidade para o retorno presencial é muito grande, sabemos do impacto que é a não presença física dos estudantes na universidade para a economia do município. Desde o primeiro momento nós estamos trabalhando no sentido de minimizar as perdas para toda a comunidade universitária”.

Desde o início da pandemia, a UFV tem exercido um papel de destaque nas ações de combate, em parceria com o poder público. Foram 751 atendimentos no hospital de campanha, 10.998 atendimentos feitos por meio do telessaúde, nove respiradores emprestados aos hospitais da cidade, 52.733 testes de coronavírus analisadas no laboratório da UFV, treinamento oferecido às equipes de saúde de Viçosa, além da contribuição em todo o processo de vacinação.

Em termos de controle da pandemia, o superintendente da Regional de Saúde de Ponte Nova, Marcus Schitini, apresentou dados da macrorregião e disse que “o cenário atual é favorável às aberturas, com muita consciência e análise comportamental por parte dos alunos que vão vir para Viçosa. Tem que ser trabalhado a consciência e o bom senso, já que nota-se uma perspectiva de abertura com cenário assistencial epidemiológico positivo”.

ESTUDANTES E PROFESSORES

O diretor de comunicação institucional do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFV), Lucas Zini, defendeu que sejam pensadas políticas públicas para conter possíveis reflexos negativos do retorno presencial.

Representando os professores da instituição, o presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFV (Aspuv), Edilton Barcelos, afirmou que, em caso de surto repentino de Covid-19, Viçosa não teria condições de atender a população: “embora tenha sido apresentado que as condições são favoráveis, a incerteza continua. Não sabemos se os dados que estão sendo colocados no momento vão ter o suporte do Governo Federal para a manutenção desse resultado”.

Entre os vereadores, estiveram presentes: Professor Bartô (PT), Cristiano Gonçalves (Solidariedade), Jamille Gomes (PT), Marco Cardoso (PSDB), Marcos Fialho (DEM), Marly Coelho (PSC) e Rogério Fontes (PSL). Além dos já citados, a prefeitura foi representada pela Secretária Municipal de educação, Marli Franco, o Secretário de Saúde, Antônio Maciel.

A representante da Associação dos Pós Graduandos da UFV (APG), Renata Pedrosa; a servidora da UFV e representante da Associação de Profissionais de Nível Superior da UFV, Maria Olímpia; e o servidor da UFV e representante da Associação dos Servidores Administrativos da UFV (ASAV), Júlio César dos Reis também compuseram a mesa durante a audiência.

Assista a audiência pública na íntegra: