MINAS GERAIS

Regionais de saúde de MG estão prontas para receber as doses da vacina contra a Covid

Logística de distribuição foi definida para a Regional de Ponte Nova, que abrange Viçosa e municípios da região


Publicado em: 18/01/2021 às 18:16hs

Regionais de saúde de MG estão prontas para receber as doses da vacina contra a Covid
Foto: Secretaria Estadual de Saúde

A Superintendência Regional de Saúde, em Ponta Nova, está preparada para receber as primeiras doses da Coronavac. Técnicos e subsecretários da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e as Forças de Segurança do Estado se reuniram, no final da semana passada, para pré-definir a logística de distribuição das vacinas.

O objetivo da reunião foi o detalhamento da logística de recebimento e transporte das vacinas, de maneira a manter a segurança nas entregas, reduzir e otimizar o tempo de deslocamento, além de evitar a perda dos insumos.

“A articulação entre Saúde e Segurança Pública tem sido realizada desde o início da pandemia de covid-19 e, neste momento, se torna primordial para garantir que a vacina chegue em todo território de Minas Gerais, em tempo oportuno, para iniciar a Campanha de Vacinação simultaneamente em todo o estado”, afirma a subsecretária de Vigilância em Saúde, Janaina Passos.

Assim que as vacina chegarem em Belo Horizonte, serão armazenadas na Rede Estadual de Frio, para conservarem a temperatura. A frota do Governo de Minas, composta por aviões, helicópteros e vans, fará a distribuição para as 28 regionais de saúde do estado. O traslado será acompanhado por profissionais técnicos que vão monitorar a temperatura das caixas de transporte.

Na chegada às regionais, como já é de praxe nas Campanhas de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações – PNI, caberá aos municípios fazer a retirada das doses correspondentes.