MINAS GERAIS

Programa estadual cria banco de vagas de emprego para mulheres vítimas de violência

Entidades e órgãos de assistência à mulher poderão cadastrar currículos na ferramenta A Vez Delas e identificar vagas disponibilizadas por empresas parceiras


Publicado em: 01/12/2021 às 17:49hs

Programa estadual cria banco de vagas de emprego para mulheres vítimas de violência
Foto: Gil Leonardi/Agência Minas

O Governo de Minas lançou o projeto Banco de Empregos – A Vez Delas, uma plataforma digital de promoção de emprego a mulheres vítimas de violência doméstica no estado.

O programa foi criado a partir da Lei 23.680/2020 e estimula empresas a disponibilizarem vagas de emprego voltadas para o público feminino, criando um banco on-line de oportunidades, em que entidades e órgãos que atuam no enfrentamento à violência contra as mulheres poderão cadastrar currículos das atendidas interessadas em ingressar no mercado de trabalho.

O evento foi realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo).

MOBILIZAÇÃO

A Vez Delas é o primeiro projeto sobre empregabilidade de mulheres em âmbito estadual no país. No Brasil, há outras duas experiências similares, porém, em âmbito municipal, no Distrito Federal e na cidade de São Paulo. Minas é o primeiro estado a executar um programa deste tipo.

Empresas e instituições interessadas em se associar ao banco de empregos devem acessar o site do Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH), ligado à Subsecretaria de Direitos Humanos (Subdh), que coordena a iniciativa. O endereço está disponível AQUI. O trabalho já está em fase de mobilização em todo o estado para cadastro de parceiros.

A Vez Delas conta com as parcerias do Instituto Avon, por meio da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra mulheres e meninas, com a CDL/BH e seus filiados, além de órgãos públicos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres de Minas Gerais.