MINAS GERAIS

Prazo para pagamento do licenciamento anual de veículos termina na quarta-feira, 31

Para veículos emplacados em Minas Gerais, a taxa a ser paga é de R$112,40


Publicado em: 30/03/2021 às 15:26hs

Prazo para pagamento do licenciamento anual de veículos termina na quarta-feira, 31
Foto: Agência Minas

Nesta quarta-feira, 31, se encerra o prazo para pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) 2021. O tributo tem o mesmo valor, de R$ 112,40, para todos os tipos de veículos emplacados no estado de Minas Gerais.

A quitação da TRLAV é uma das obrigações que devem ser cumpridas pelo proprietário para que a situação do veículo seja considerada regular pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e pelas autoridades de trânsito.

O não pagamento da TRLAV no prazo gera multa diária de 0,15%, até o 30º dia; de 9%, do 31º até o 60º dia; e de 12%, a partir do 61º dia. Os juros são calculados pela taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic).

COMO EFETUAR O PAGAMENTO

Assim como o IPVA, a TRLAV pode ser paga diretamente nos terminais de autoatendimento ou nos guichês dos agentes arrecadadores autorizados - Bradesco, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB, Banco Postal, Santander e Sicoob.

Para isso, basta informar o número do Renavam do veículo. Alguns bancos oferecem aos correntistas a opção de pagamento pela internet e por aplicativos.

SERVIDOR PÚBLICO EXECUTIVO ESTADUAL

De acordo com o Governo de Minas, servidores públicos e pensionistas do Executivo estadual que não receberam integralmente, até 31/12/2020, o 13º salário relativo ao exercício de 2020 deverão efetuar o pagamento do IPVA 2021 até esta quarta-feira, 31.

Conforme previsto no decreto 48.111, o veículo deve estar registrado no Detran-MG em nome do servidor ou pensionista, com o mesmo número de CPF. O desconto de 3% para quitação em cota única está mantido.