MINAS GERAIS

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro celebra 25 anos de criação

As bodas de prata foram comemoradas com uma apresentação teatral ao ar livre, que reuniu diversos colaboradores do parque


Publicado em: 21/09/2021 às 15:52hs

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro celebra 25 anos de criação
Foto: EBC

No dia 18 de setembro, último sábado, ocorreu um evento de comemoração das bodas de prata do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB). O evento ocorreu na ermida do PESB, no qual foi encenado, um belíssimo teatro ao ar livre, contando a vida de Antônio Martins. O Parque da Serra do Brigadeiro abrange uma área equivalente a 14.984 ha entre os municípios de Pedra Bonita, Divino, Fervedouro, Muriaé, Miradouro, Ervália, Sericita e Rosário de Limeira e Araponga que foi representada por um membro da prefeitura municipal na festividade. 

Os 25 anos serão completados no dia 27 de setembro. Neste evento de comemoração, reuniram-se pessoas envolvidas com apoio à administração da gestão da referida unidade de conservação, funcionários do IEF (Instituto Estadual de Florestas), do trade turístico, e um membro da Prefeitura Municipal de Araponga na festividade. Voluntários que atuam na conservação e preservação do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, auxiliando no desenvolvimento regional da Zona da Mata, também estiveram presentes.

bodas-de-pra-serra-do-brigadeiroFoto: Parque Estadual Serra do Brigadeiro

 

SOBRE O PARQUE

A infraestrutura do Parque foi construída em parceria com o Programa de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata) com recursos da Cooperação Financeira Internacional Brasil-Alemanha, repassados através do Banco Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW) que investiu cerca de R$ 1,25 milhão, segundo informações do Portal da Serra do Brigadeiro.

O Parque é uma das mais importantes reservas naturais de Minas Gerais, ocupando o extremo norte da Serra da Mantiqueira, entre os vales do Carangola, Glória e Rio Doce. A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do Rio Doce e a do Paraíba do Sul.