MINAS GERAIS

Hospital Nossa Senhora das Dores, em Ponte Nova, busca habilitação do SUS para oferecer tratamento oncológico

O processo de habilitação inclui firmar uma parceria estreita com Viçosa


Publicado em: 18/03/2022 às 16:20hs

Hospital Nossa Senhora das Dores, em Ponte Nova, busca habilitação do SUS para oferecer tratamento oncológico
Foto: arquivo

A unidade de Radioterapia Francisco Bartolomeu, do Hospital de Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Ponte Nova, está em processo de credenciamento junto ao SUS/Ministério da Saúde para atendimento de toda a macrorregião.

No último ano, o HNSD recebeu investimentos de quase 5 milhões de reais, do Ministério da Saúde, para equipamentos de última geração no serviço de radioterapia, visando atender mais de 650 mil habitantes das microrregiões de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu.

Mesmo ainda não sendo credenciada ao SUS, o funcionamento da unidade já foi autorizado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e pela Vigilância Sanitária Estadual, e, dessa forma, iniciou os atendimentos  aos pacientes que necessitam de tratamento em toda nossa região.

Além disso, o serviço de oncologia do hospital já conta com a unidade  de quimioterapia Miguel Bartholomeu, que há 14 anos atende pelo SUS a população de toda a região, com reconhecida eficiência e qualidade.

PARCERIA COM VIÇOSA

Em novembro de 2021, o HNSD enviou ofício à Secretaria de Saúde de Viçosa e à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova informando a intenção de implantar uma extensão do serviço de quimioterapia na cidade de Viçosa, para que os pacientes da microrregião não precisem se deslocar ao HNSD e possam ser atendidos com a mesma qualidade no próprio município.

Esta iniciativa é permitida pela deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.133, DE 17 de março de 2020, do Governo do Estado de Minas Gerais, que prevê que os hospitais habilitados na alta complexidade em oncologia (UNACON/CACON) podem estender o seu serviço de oncologia clínica para outro município, desde que respeitados os limites geográficos estaduais observados, no artigo quarto, na deliberação.

Em nota, a direção do hospital de Ponte Nova disse que aguarda a resposta da Secretaria de Saúde de Viçosa, com expectativa de que seja positiva, "já que a ampliação do serviço beneficiará centenas de pacientes da microrregião de Viçosa".

O hopital reforça ainda que, tanto a unidade de quimioterapia, quanto a novíssima unidade de radioterapia do Serviço de Oncologia do HNSD, estão à disposição de todos os pacientes da macrorregião, procurando atendê-los sempre com excelência e tecnologia.