MINAS GERAIS

Hemominas em Viçosa fica para 2022

As necessidades de adequações surgiram logo após uma visita técnica feita pelo Hemominas no espaço


Publicado em: 06/12/2021 às 09:00hs

Hemominas em Viçosa fica para 2022
Foto: Arquivo

A Secretaria de Saúde de Viçosa espera iniciar o funcionamento da unidade local do Hemominas no primeiro trimestre do ano que vem. Enquanto isso, o espaço segue fechado há quase um ano, dificultando a doação de sangue por parte dos viçosenses que desejam reforçar os estoques do banco de sangue que atende à região.

O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), foi construído no prédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (Cismiv), orçado em R$ 105.533,54 e financiado com recursos próprios do Consórcio, rateado entre os municípios da região. A estrutura é semelhante à da unidade de coleta mais próxima, em Ponte Nova e funcionará em datas e horários predefinidos.

O principal motivo para o atraso no início do funcionamento da unidade viçosense do Hemominas, segundo a atual administração, é o pedido feito pela própria Fundação, para que sejam feitas adequações no projeto original. As exigências concentram-se, principalmente, no piso, instalações de ar condicionado, bancadas e nos equipamentos de higienização.

O projeto arquitetônico foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em novembro de 2019 e a obra foi realizada ao longo de 2020. À época, o projeto havia sido elaborado pelo Iplam, de acordo com as normas exigidas. Em dezembro do ano passado, a prefeitura chegou a entregar a obra, em inauguração oficial, e os novos pedidos de adequações surgiram logo depois, após uma visita técnica feita pelo Hemominas no espaço.

PRÓXIMOS PASSOS

Para adequar o PACE e permitir o atendimento ao público, será feita uma licitação para a contratação de uma empresa que será responsável pelos reparos. De acordo com a Vigilância em Saúde da PMV, o processo já está em andamento e será feito via Cismiv. A gerência dos trabalhos ficará à cargo da Secretaria de Saúde de Viçosa. A administração não informou quanto o serviço custará aos cofres públicos.

Além disso, a equipe de profissionais que atuará no PACE passará por capacitações, em Ponte Nova. Os nomes já estavam encaminhados, mas, com a mudança no comando da pasta, o secretário Rainério Fontes ainda vai definir quem vai trabalhar no posto de coleta.

CARAVANAS

Enquanto os moradores de Viçosa ainda não podem contar com a estrutura do Hemominas, para facilitar a doação de sangue, a prefeitura realiza caravanas para levar os doadores até Ponte Nova.

Os doadores que foram o ao hemonúcleo na sexta-feira, 3, foram definidas com base em um pré-cadastro já preenchido. Novas datas devem ser divulgadas em breve pela Secretaria de Saúde, para que mais pessoas possam contribuir.