MINAS GERAIS

Governo de MG quer prorrogar estado de calamidade pública até dezembro

Proposta foi enviada à Assembleia Legislativa com argumentos de que a pandemia ainda não está controlada no Estado


Publicado em: 16/06/2021 às 18:08hs

Governo de MG quer prorrogar estado de calamidade pública até dezembro
Foto: divulgação/ALMG

O governador Romeu Zema quer prorrogar o prazo do estado de calamidade pública por conta da Covid-19 em Minas Gerais até o dia 31 de dezembro de 2021. O documento foi entregue nesta quarta-feira, 16, à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O prazo da calamidade em vigência termina no dia 30 de junho, após aprovação dos deputados em fevereiro. A medida foi implantada pela primeira vez em MG no ano passado e vem sendo prorrogada.

O texto ainda será analisado pelos deputados e conta com informações estaduais sobre o enfrentamento da pandemia. Os índices de contaminação pela doença continuam crescentes, embora de modos diferenciados, em todo o território de Minas Gerais. O pedido lembrou também que ainda há riscos em relação à capacidade de atendimento do Sistema Estadual de Saúde e de transferência de pacientes entre as redes locais e regionais de assistência à saúde pública.

O decreto ressalta ainda que a extensão do território do estado exige medidas específicas de combate à pandemia, já que Minas apresenta realidades sociais, econômicas e estruturais muito distintas. O texto também lembrou que a grande mobilidade de pessoas e de cargas por intermédio de inúmeros entroncamentos entres as malhas viárias nacionais contribui para a disseminação da doença.

“Somado a esses fatores, a estação de inverno revela-se período naturalmente suscetível para a expansão e o aumento da gravidade das doenças respiratórias em diversas faixas de idades e comorbidades”, afirma o texto enviado pelo governador.