MINAS GERAIS

Ensino híbrido para escolas estaduais começa na próxima semana em Minas Gerais

Alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental começam, aos poucos, a voltar para a sala de aula


Publicado em: 16/06/2021 às 18:15hs

Ensino híbrido para escolas estaduais começa na próxima semana em Minas Gerais
Foto: SEE/MG

Depois de mais de um ano sem atividades presenciais devido à pandemia de covid-19, escolas da rede estadual de ensino voltam a receber os estudantes a partir da próxima segunda-feira, 21. A medida só vale para municípios inseridos nas ondas amarela e verde do Minas Consciente e nos quais a Prefeitura não apresentar restrições.

Nessas unidades, os profissionais da educação já retomaram as atividades presenciais desde a última segunda-feira (14/6). Eles estão se organizando para que tudo já esteja pronto para receber os alunos. As atividades presenciais serão oferecidas por ensino híbrido, que alterna a ida dos alunos à escola.

Na semana de retorno, os estudantes vão participar das atividades pedagógicas presenciais; na seguinte, os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na terceira semana, as atividades voltarão a ser presenciais - e assim por diante, mantendo a alternância.
“A escola permanecerá aberta por uma semana para atendimento presencial de apoio à atividades remotas e esclarecimento de dúvidas. Na semana seguinte, haverá apenas atendimento remoto por meio das ferramentas do Regime de Estudo não Presencial. Essa organização é importante para mantermos os dois tipos de atendimentos e para acompanharmos a evolução dos indicadores de saúde durante a retomada”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, Izabella Cavalcante Martins.

ENSINO REMOTO SEGUE OBRIGATÓRIO

A participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa. Sendo assim, nos casos em que pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno ao ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) continuará oferecendo o Regime de Estudo não Presencial, que ainda é obrigatório.

A carga horária e a frequência dos estudantes continuam a ser contabilizadas por meio do Plano de Estudo Tutorado (PET) e das atividades complementares elaboradas pelo professor.

A cada 14 dias deve ser analisado o início progressivo do ensino híbrido para os demais anos de escolaridade, a começar pelas turmas do 3º ano do ensino médio, seguidas pelas turmas do 9º ano do ensino fundamental, pelos módulos conclusivos da Educação de Jovens e Adultos e por módulos conclusivos e práticos dos cursos técnicos parciais.