MINAS GERAIS

Detran suspende emissão de documentos de veículos para implantar novo sistema

Novo sistema de transferência deverá estar disponível a partir de 7 de janeiro


Publicado em: 28/12/2020 às 16:16hs

Detran suspende emissão de documentos de veículos para implantar novo sistema
Foto: Freepik

O Detran/MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais) informou que irá suspender a emissão de alguns documentos entre os dias 30 deste mês até dia 6 de janeiro. A medida é válida para os serviços de registro de veículo zero, transferência de propriedade e alteração de dados de veículo. 

O departamento esclareceu que a ação ocorre para modernização do sistema, que utilizará o modelo eletrônico CRV-e (Certificado de Registro de Veículo) e ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo).

A modernização do sistema propiciará um melhor gerenciamento das informações da frota de veículos de Minas Gerais. A previsão é de que os serviços se normalizem a partir do dia 7 de janeiro. 

O Detran/MG destacou que a medida segue a Resolução nº 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e que os prazos de serviços que vencerem durante a suspensão serão prorrogados automaticamente, sem qualquer prejuízo.

 

Modernizações

A ATPV-e contará com QR-Code para assegurar e simplificar o processo de compra e venda de veículos. Além disso, ela substituirá o CRV, que serve como declaração para a transferência de propriedade.

De acordo com o Detran/MG, a ATPV-e estará disponível na versão eletrônica ou impressa em papel comum. O documento poderá ser assinado eletronicamente ou com reconhecimento de firma do vendedor e do comprador autenticada. 

Quem possuir a versão antiga do CRVs, impressa em papel moeda não precisará solicitar um novo certificado, porque ele continua válido por tempo indeterminado.