MINAS GERAIS

Butantan avalia cancelar acordo com municípios para fornecimento direto da vacina contra a Covid

Viçosa assinou termo de intenção de compra em dezembro para o caso do Ministério da Saúde não distribuir as doses


Publicado em: 15/01/2021 às 17:30hs

Butantan avalia cancelar acordo com municípios para fornecimento direto da vacina contra a Covid
Foto: Instituto Butantan

O Instituto Butantan deve cancelar todos os acordos firmados com vários municípios para repasse das doses da CoronaVac, a vacina contra a Covid-19 desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Até o momento, 184 municípios do país procuraram diretamente o instituto para garantir o fornecimento de doses para imunizar as respectivas populações locais.

Viçosa é um dos municípios interessados, que pediu a vacina diretamente ao Butantan. No dia 23 de dezembro, a Prefeitura, por meio do ex-prefeito Ângelo Chequer, assinou o termo de intenção de compra das doses, caso o Ministério da Saúde não anunciasse a distribuição da vacina em todo o território nacional.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, informou que a opção por cancelar os convênios diretos com os municípios se dá pelo fato de que o Ministério da Saúde vai assumir a distribuição nacional da vacina, prevista no Plano Nacional de Imunização, com base em critérios populacionais. Ou seja, mesmo se tiver o convênio cancelado, nenhum município ficaria sem as doses da CoronaVac.


EFICÁCIA DA VACINA

No começo da semana, o Instituto Butantan apresentou dados sobre a eficácia da CoronaVac. Após os estudos clínicos, a vacina apresentou um índice de eficácia global de 50,38%, número que está dentro dos padrões exigidos pela Organização Mundial de Saúde para a liberação do imunizante para a população. Tecnicamente, os médicos do Butantan garantem: a vacina é eficiente.

A eficácia Global é o resultado de diversas análises feitas em grupos de pacientes que receberam a dose da vacina, feita com o vírus inativado, incapaz de gerar a doença no organismo, mas suficiente para estimular a produção de anticorpos. O desempenho para proteger pacientes com casos moderados e graves foi de 100%. Isso significa que pacientes vacinados que contraíram o vírus não tiveram sintomas graves da doença. O principal benefício é, portanto, a redução do número de óbitos e de pessoas internadas.

O Instituto Butantan atua há décadas na elaboração de vacinas e é um grande fornecedor para o Sistema Único de Saúde. Dos mesmos laboratórios de onde sairá a vacina contra a Covid, já foram desenvolvidos os imunizantes que nos protegem contra a gripe, tétano, HPV e hepatite, por exemplo.