MINAS GERAIS

Aulas presenciais na Rede Municipal somente com vacina

Atividades do ano letivo de 2020 terminam no final de março de 2021


Publicado em: 16/01/2021 às 12:00hs

Aulas presenciais na Rede Municipal somente com vacina
Foto: Reprodução

A Secretária Municipal de Educação, Marli Franco, informou ao Folha da Mata nesta semana que a modalidade de ensino remoto deve continuar até que se tenha uma situação segura para seus profissionais e alunos. Futuramente, mesmo com a vacinação, o planejamento pode considerar um retorno híbrido, mesclando atividades remotas e presenciais, até que todos os envolvidos estejam vacinados contra a covid-19.

Ainda segundo a secretária, nesses primeiros meses do ano sua equipe está focada na conclusão do ano letivo de 2020,que se estende ao longo dos primeiros meses de 2021 até que se cumpra a jornada mínima de dias letivos e carga horária. As atividades da educação infantil terminaram na sexta-feira, 15. Já as atividades da modalidade de educação para jovens e adultos vão até dia 17 de fevereiro e as do ensino fundamental se encerram no dia 31 de março, conforme calendário.

A Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação trabalham juntos na elaboração de um calendário letivo para o ano de 2021, que deve iniciar suas atividades em abril, ainda de forma remota, considerando o atraso no início da vacinação no país, conforme explicou a secretária.

SITUAÇÃO NAS ESCOLAS PRIVADAS

As escolas particulares estão aguardando autorização do Município e do Conselho Estadual de Educação, para poder programar o calendário de retorno das aulas presenciais, porém, alguns diretores de escolas informaram ao Folha da Mata que estão sem esperança de ter essa autorização ainda no 1º semestre. A Secretária Marli não falou sobre esse assunto, mas adiantou que o COES (Centro de Operações Especiais em Saúde) deve discutí-lo na próxima reunião.

No Anglo, a definição é a de que, mesmo que a Prefeitura autorize, a escola não volta no 1º semestre. Um dos motivos seria a atuação no início da vacinação no país, conforme explicou a secretária do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, que está fazendo força para que isso não ocorra antes que a população seja vacinada. 

A diretoria do Colégio Carmo informou que adaptou a estrutura da escola para receber os alunos no formato de ensino híbrido, com revezamento de atividades presenciais e remotas. No entanto, eles também informaram que aguardam um posicionamento das autoridades municipais e estaduais para definição de como será feito o retorno às aulas e, até lá, a escola manterá o ensino remoto online, com início das aulas no dia 2 de fevereiro, assim como a maioria das escolas privadas da cidade.