MEIO AMBIENTE

Taxa de remoção de lixo será tema de Audiência Pública nesta segunda (6)

Audiência foi requerida pela vereadora Vanja Honorina


Publicado em: 05/11/2023 às 07:00hs

Taxa de remoção de lixo será tema de Audiência Pública nesta segunda (6)

Na próxima segunda, 6, às 18h, será realizada audiência pública na Câmara Municipal para discutir sobre o aumento da taxa de remoção de resíduos sólidos solicitada pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), responsável pelos serviços. A audiência foi requerida pela vereadora Vanja Honorina (PSD) e o convite é aberto a todos que se interessarem pelo tema.

Segundo a vereadora, a intenção desse encontro é esclarecer sobre o cálculo dessa taxa de remoção do lixo. Para ela, será importante discutir a viabilidade desse aumento, uma vez que há notáveis diferenças injustas dessas taxas para os vários segmentos da cidade. Ela critica o método atual de cálculo da taxa, que é feito considerando o tamanho do imóvel em metros quadrados e não considera outras variáveis. “Há estabelecimentos pequenos, por exemplo, que produzem grande quantidade de lixo e pagam uma quantidade mínima, enquanto outros maiores desembolsam mais dinheiro comparado ao tanto de lixo que produzem”, explica Honorina.

No mês passado, o Folha da Mata noticiou que o Saae confirmou a desativação do aterro sanitário após a Supram-ZM (Superintendência de Meio Ambiente da Zona da Mata) determinar prazo para a apresentação de um cronograma de desativação e comprovação do envio de resíduos para um aterro sanitário regularizado. No entanto, o custo da operação foi estimado em R$ 400 mil mensais pelo Saae, recurso que a autarquia não tem em caixa. Na ocasião, o diretor-presidente do Saae, Eduardo Brustolini, afirmou que poderá haver aumento da taxa de resíduos sólidos paga pelos contribuintes viçosenses.

Na semana passada, o Folha da Mata noticiou que o processo de revisão, tanto da tarifa de água tanto da taxa de lixo, já estão tramitando na Aris-ZM (Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento da Zona da Mata), órgão responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de saneamento na região.