LEIS MUNICIPAIS

Viçosa e Ponte Nova compram insumos para que UFV analise testes de Covid-19

Estima-se que mais quatro mil testes poderão ser entregues para os municípios


Publicado em: 20/03/2021 às 09:00hs

Viçosa e Ponte Nova compram insumos para que UFV analise testes de Covid-19
Foto: Reprodução/internet

Após um hiato de mais de 60 dias sem condições financeiras de prestar o serviço ao município, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) anunciou nessa quinta-feira, 18, que Viçosa também será contemplada, assim como Ponte Nova que já enviava amostras para testes na instituição desde o dia 8 de março.

De acordo com a UFV, as prefeituras em questão foram orientadas sobre a compra do material necessário para a continuidade das testagens. Dessa forma, Ponte Nova adquiriu os insumos para dois mil testes e recomeçou a testagem no dia 8 de março. 

A UFV também esclareceu que o município de Viçosa comprou a mesma quantidade e ainda aguarda a chegada do material para retomar de fato a parceria. Entretanto, o reitor Demetrius David da Silva autorizou a utilização de recursos próprios da Universidade, por um período de 15 dias, para a retomada imediata dos testes para o município.

MOTIVO DA PAUSA DOS TESTES NA UFV

Segundo a administração da UFV, a estrutura da Universidade esteve à disposição para ações de combate a covid-19 desde o início da pandemia há um ano. Já em abril, seis laboratórios foram credenciados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) - considerados os mais precisos para detectar o coronavírus - para realizar testes do tipo PCR.  

Nesse período inicial, todas as testagens foram realizadas com recursos próprios da UFV, até que a Secretaria Estadual de Saúde pudesse enviar insumos. Foram cerca de 45 mil testes atendendo às Superintendências Regionais de Saúde de Manhuaçu, Ponte Nova e Patos de Minas e Gerência Regional de Saúde de Ubá.

Já segundo semestre, a UFV afirmou ter comprado insumos para a realização de 477 testes para Ponte Nova e 2986 para Viçosa até dezembro, uma vez que a Funed, em outubro, interrompeu a entrega de material nos laboratórios credenciados em Viçosa. Até o momento, as amostras são enviadas para a sede em Belo Horizonte.