LEIS MUNICIPAIS

Trânsito restrito no campus da UFV

Entradas das quatro pilastras e a saída para a continuação da avenida PH Rolfs, próxima ao Laticínios Escola, continuam abertas no período de 5 às 20 horas, diariamente


Publicado em: 18/03/2021 às 09:00hs

Trânsito restrito no campus da UFV
Foto: Artur Vieira/Folha da Mata

Desde ontem, dia 17, está proibido o trânsito de veículos pelas vias alternativas do campus da UFV (Universidade Federal de Viçosa), de acordo com a Portaria Normativa 014/2021, do dia 16 de março, assinada pelo reitor, Demétrius David da Silva. O documento ainda estabelece o fechamento de todas as entradas para os três campi universitários (Viçosa, Cedaf e Rio Paranaíba), no horário compreendido entre as 20 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte. A exceção é para o acesso de pessoas em atividades essenciais ou que residam nos campi ou em seus limites.

A justificativa é a adoção de medidas restritivas pela Universidade Federal de Viçosa, em consonância com o Protocolo Onda Roxa em Biossegurança Sanitário-Epidemiológico do Plano Minas Consciente, em razão da pandemia da Covid-19, e considerando, ainda, o disposto no Decreto Municipal 5.623/2021.

No primeiro dia de cumprimento da portaria, principalmente no horário de pico, o que se notou foi o congestionamento de veículos na Castello Branco, por causa do impedimento de se utilizar a via alternativa. Para as pessoas que, normalmente, utilizam a avenida nova PH Rolfs a medida contraria dispositivos municipais uma vez que muito antes da criação da universidade a passagem já existia como servidão para os munícipes.

Segundo o reitor, a faixa de domínio, dentro do perímetro da UFV, é da responsabilidade federal, uma vez que não existe parcelamento do território no campus. Salienta o professor Demétrius que quem faz toda a manutenção das vias é a UFV e não a Prefeitura de Viçosa. Ele citou como exemplo um fato que já foi, inclusive, reconhecido pela Justiça Federal que deu ganho de causa à universidade em uma demanda tocada pela Viação Unida que se sentiu lesada por ocasião da emissão de uma normativa que impediu o tráfego de veículos pesados no campus.

Outra ação está sendo movida por um grupo de empresários que alegam estarem sendo prejudicados pela medida tomado pelo reitor.
Demétrius lembra que, no caso atual, não há nenhuma mudança. Ressalta que a entrada das Quatro pilastras e a saída para a continuação da avenida PH Rolfs, próxima ao Laticínios Escola, continuam abertas no período de 5 às 20 horas, diariamente. “Apenas de 20 horas às 5 da manhã ficarão fechadas, pois esse é o período de lockdown na cidade e não há justificativas para se adentrar ao campus”, afirmou o reitor.
Consultado a respeito da situação, o procurador geral do Município de Viçosa, Adriano de Castro Antônio, disse que vai se reunir com os outros procuradores para discutir o assunto.

Quanto a proibição do tráfego de caminhões pesados pelo campus universitário, ainda tramitam na justiça federal outras ações questionando o fechamento da avenida principal.