LEIS MUNICIPAIS

Sinfup cobra reajuste salarial para servidores municipais

Recomposição salarial, redução de jornada e auxílio temporário estão entre os pedidos feitos ao Executivo


Publicado em: 12/11/2021 às 09:38hs

Sinfup cobra reajuste salarial para servidores municipais
Foto: divulgação/PMV

O Sindicato dos Servidores Municipais de Viçosa (Sinfup) está mediando junto ao Executivo diversas demandas apresentadas pelos funcionários da prefeitura e autarquias. Entre as reivindicações, está o pedido de reajuste salarial, com base nos valores do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), usado para calcular a inflação. O sindicato pede que o reajuste seja feito ainda em 2021, de modo a compensar a defasagem salarial dos últimos anos.

Além do reajuste salarial, os servidores querem também a regulamentação, por meio de lei municipal, da fixação definitiva da jornada de trabalho reduzida para o servidor das secretarias de Educação e Saúde, com a possibilidade de o benefício ser estendido aos servidores municipais das demais secretarias. Pedem, ainda, que os servidores portadores de necessidades especiais tenham carga horária de trabalho reduzida.

Ainda em relação ao desempenho de suas funções, os trabalhadores querem que a prefeitura disponibilize identificação, com crachás, de todos os servidores públicos municipais e das autarquias; possibilite aos servidores não efetivos a extensão do direito de acompanhar seus dependentes, em caso de necessidade médica, sem o comprometimento do salário; implemente o projeto de lei dos auxílios temporários para todos os servidores municipais e das autarquias, conforme emenda constitucional 103, de 12 de novembro de 2019; defina uma posição referente aos impasses de desenquadramento, gratificações e incorporações reivindicados por determinadas categorias no município; e revogue da lei que extingue cargos na administração direta e nas autarquias.

A reunião foi realizada na última sexta-feira, 05, e contou com a presença da presidente do Sinfup, Maria Aparecida de Paiva Torres, e o vice-presidente, Emerson Jacinto Carneiro; o procurador geral do Município de Viçosa, Adriano de Castro Antônio; o secretário de Governo, Reinaldo Lopes de Souza Leite; e os titulares da pasta de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Campos Monteiro Gomes, e de Finanças, Luís Costa Lopes da Silva. A administração municipal se comprometeu a avaliar cada um dos pedidos para uma tomada de decisão, ainda sem prazo para acontecer.

SERVIDORES DO SAAE

O Sinfup também vem buscando soluções para queixas apresentadas por servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (Saae). Eles querem alterações na carga horária trabalhada, disponibilização de mais EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e a contratação de um médico do trabalho.

No dia 26 de outubro, o servidor Milton Martins denunciou na Tribuna Livre da Câmara as condições precárias oferecidas pelo Saae para abrigar os agentes de limpeza. Os locais citados por ele, como banheiros e vestiário, foram exibidos, em fotos, pela presidente do sindicato, durante participação na reunião da Câmara da última terça-feira, 09.

Na segunda-feira, 08, vereadores, representantes do Executivo e a direção do Saae estiveram reunidos para discutir as demandas dos servidores. Foi acordada a necessidade de criar um plano de carreira para os servidores; a elaboração de um projeto para a melhoria das instalações do local onde eles ficam; o alinhamento das leis sobre as horas de trabalho, com o estabelecimento da carga horária de 6 horas corridas, mantendo-se o salário pago e a manutenção das mulheres da varrição com a carga horária de 36 horas semanais, até o fim de 2021.