LEIS MUNICIPAIS

Saiba como funciona o Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas

Procon de Viçosa promove ação até o dia 31 de março


Publicado em: 17/03/2021 às 10:00hs

Saiba como funciona o Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas
Foto: Reprodução/ Internet

Até o dia 31 de março, está aberto o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas” promovido pelo Procon de Viçosa, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). A ação, iniciada nessa segunda-feira, 15, servirá para a solução de conflitos, entre bancos, instituições financeiras e seus clientes.

Além disso, o Procon de Viçosa afirmou que para as famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, sem qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito, o mutirão poderá auxiliar no restabelecimento do equilíbrio do orçamento doméstico. 

De acordo com o Procon de Viçosa, após ser acionada, a ProconsBrasil programou com a Febraban a adesão das instituições financeiras, a fim de viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, à periodicidade dos pagamentos, à redução dos juros e multas e/ou condições para a quitação dos débitos junto a uma instituição financeira.

COMO VAI FUNCIONAR 

Primeiramente, o consumidor deve realizar o cadastro na plataforma www.consumidor.gov.br, criando login e senha. Em seguida, ele deverá fazer o relato do seu caso e informar que deseja participar do mutirão.

No momento do preenchimento do registro é necessário que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato. Segundo o Procon, esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

 Após o registro, o banco ou instituição financeira terá o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou responder para o consumidor. Terminado este prazo, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

Para os consumidores que não têm e-mail, acesso à internet ou que apresentam dificuldade para preenchimento do cadastro, a Secretaria de Assistência Social prestará a ajuda necessária. 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3892-5222, 3891-6500 e 3891-7345.