LEIS MUNICIPAIS

Participantes do Parlamento Jovem enviam propostas à CMV

As propostas foram elaboradas ao longo de 2020 e têm como temática o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável


Publicado em: 17/12/2020 às 08:45hs

Participantes do Parlamento Jovem enviam propostas à CMV
Foto: CMV/Divulgação

Os participantes do projeto Parlamento Jovem ao longo deste desenvolveram suas atividades de forma remota, discutindo o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. No último dia 8, durante a reunião ordinária da CMV (Câmara Municipal de Viçosa) foi entregue as propostas produzidas pelos estudantes de Ensino Médio do município.

Dentre as propostas apresentadas pelos estudantes estão: implementação de um programa de conscientização ambiental nas escolas que trate da separação do lixo, em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto); Criação de Ecopontos para o recebimento de resíduos sólidos recicláveis que possam ser convertidos em uma moeda social para os cidadãos.

As propostas que serão analisadas pelos vereadores, segundo a CMV, foram elaboradas de forma coletiva desde o primeiro semestre, quando os estudantes participaram de videoconferências, oficinas de formação política relacionadas ao tema. Já no segundo semestre, as atividades foram voltadas para o subtema “Recursos Hídricos e Saneamento Básico”, com foco nas necessidades do município.

O estudante do Colégio Equipe, Victor Jacob, representou os participantes do projeto e entregou ao presidente da CMV, vereador Antônio Elias Cardoso (Tuim – Podemos), o documento. Também fazem parte do Parlamento Jovem estudantes das Escolas Estaduais Alice Loureiro, Effie Rolfs e José Lourenço de Freitas, que ajudaram na construção da proposta.

“O Parlamento Jovem surgiu como uma grande oportunidade de ter um futuro melhor e aprender mais sobre o exercício de nossa cidadania e das necessidades de nossa cidade. Uma das melhores experiências que nós poderíamos ter tido”, ressaltou Victor Jacob.

Ao receber o documento, o vereador Antônio Elias Cardoso agradeceu o empenho de todos estudantes e colaboradores para a realização das atividades do Parlamento Jovem, de forma adaptada, durante a pandemia. Ressaltou ainda a importância do projeto que neste ano completou 10 anos de execução na CMV e é uma iniciativa da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) e PUC Minas