JUSTIÇA

TJMG divulga nota sobre "Operação Iniquidade"

Operação foi desencadeada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira, 24


Publicado em: 24/11/2020 às 15:38hs

TJMG divulga nota sobre "Operação Iniquidade"
Foto: Divulgação/TJMG

O TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) divulgou nota à imprensa sobre a “Operação Iniquidade”, desencadeada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira, 24. A operação visa combater crimes como peculato, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

No total, foram expedidos 26 mandados de busca e apreensão pela 1ª Vara Criminal de Sete Lagoas (MG) nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Nova Lima, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Carlos Chagas e também em Vila Velha e Pinheiros, no Espírito Santo.

Confira nota na íntegra:

"O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) esclarece que em relação à Operação Iniquidade, desencadeada na data de hoje (24/11) pela Polícia Federal e noticiada em vários veículos de imprensa, um dos juízes mencionados, após investigação da Corregedoria-Geral de Justiça, em 12/02/2019, foi afastado da magistratura pelo Órgão Especial deste Tribunal. O TJMG reconheceu que esse magistrado havia praticado condutas incompatíveis com o exercício da função judicante.

Em relação ao outro magistrado referido, o TJMG esclarece que ele se aposentou voluntariamente em 20/08/2012, não mais exercendo, portanto, a magistratura. Salienta, por fim, que as medidas que autorizaram as diligências da Polícia Federal foram determinadas por magistrado criminal da própria comarca de Sete Lagoas, nos autos do inquérito policial que lá tramita, com o objetivo de apurar a eventual responsabilidade de todos os envolvidos".