ESPORTE

Viçosa vence campeonato mineiro de Levantamento de Peso

Dirigentes e alguns dos atletas que participaram da etapa realizada em Viçosa


Publicado em: 26/11/2021 às 14:53hs

Viçosa vence campeonato mineiro de Levantamento de Peso
Foto: Arquivo

A equipe masculina do Viçosa Força e Saúde (VFS) sagrou-se campeã geral do Campeonato Mineiro de Levantamento de Peso 2021, realizado no último final de semana (sábado e domingo) no Ginásio da Associação dos Servidores Administrativos da Universidade Federal de Viçosa (ASAV). No feminino, a vencedora foi a Associação Ciência e Esporte (ACE), de Belo Horizonte. Participaram também as equipes do Viçosa Atlético Clube (VAC) e do Sport Center Pampulha (SCP), também de BH.

Estiveram presentes no evento o presidente e a vice-presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, Henrique Montero Dias e Maria Clara; o presidente e o vice-presidente da Federação Mineira de Levantamento de Peso, professor Davi Montero Gomes e o jornalista Francisco de Castro (Jeremias), além de toda a equipe técnica das duas entidades.

As equipes de Viçosa tiveram a seguinte composição: VFS – Anna Lívia Soares de Jesus, Anna Luísa dos Santos Pires, Katrine Lorraine Domingos, Fabíola Aparecida Ramos, Flaviane Maria de Oliveira, Erik Henrique Pio Gregório, Samuel Gonçalves Almeida da Encarnação, Henrique Pacheco Silva Dias, Wanderson José da Silva Gomes, Carlos Henrique dos Santos, Juan Carlos Joventino Viana, Filipe Seabra de Souza e Jardel Almeida Valentino Cruz. Técnico: Maria Elizabete Jorge (Bete). VAC – Gabrielli Sabino de Assis, Lorena Rezende Silva, Raquel Gomes Xavier, Marcelo Venâncio Silva, Luís Caetano de Oliveira e João Pedro Lopes da Silva Fernandes Rosado Ferreira. Técnico: Maria Elizabete Jorge (Bete).

O Viçosa Força e Saúde foi fundado em 1977 – Ano que marca o início do Levantamento de Peso em Viçosa - e, já no ano seguinte, por iniciativa de Francisco Machado Filho, vereador na época, foi declarado de Utilidade Pública Municipal. A modalidade feminina existe desde 1989, mas foi a partir de 1991, com a chegada de Maria Elizabete Jorge (Bete), que o levantamento de peso viçosense alcançou destaque no Brasil e no mundo, uma vez que a atleta foi a primeira brasileira deste esporte a participar de Olimpíadas.

ESCOLINHA

A parceria com a ASAV, firmada em 2018, possibilitou um trabalho mais efetivo do Levantamento de pesos, com um espaço amplo no ginásio dedicado ao treinamento dos atletas, com treinos de segunda-feira a sexta-feira, no horário comercial. No local, são utilizados modernos equipamentos fornecidos pela Confederação Brasileira de Levantamento de pesos. Já a partir do próximo mês de janeiro, terão início os trabalhos com mais uma escolinha do esporte.

BETE

Árbitra do quadro da Confederação Internacional, Bete viajou para a Colômbia nesta terça-feira, onde atuará como juíza número 1 da modalidade nos Jogos Pan-americanos de Juniores, em Cali, que acontecem amanhã (sexta-feira) até o dia 6 de dezembro.