ESPORTE

Pesquisador da UFV contribui em manual da Conmebol para desenvolver futebol na América do Sul

A UFV é a única instituição de ensino da América Latina representada dentre os autores


Publicado em: 09/11/2021 às 14:49hs

Pesquisador da UFV contribui em manual da Conmebol para desenvolver futebol na América do Sul
Foto: reprodução

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou mais um manual técnico com a contribuição de um pesquisador da UFV. O Manual para o treinamento integral: categorias de base, assim como outros já lançados, também busca desenvolver o futebol nos países da América do Sul. Na publicação, a UFV é a única instituição de ensino da América Latina representada dentre os autores.

A participação é do professor do Departamento de Educação Física e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol da Universidade, Israel Teoldo da Costa. 

De acordo com Israel, o documento, que representa um marco para o desenvolvimento do futebol sul-americano, contém informações advindas de pesquisas e projetos da UFV, que podem contribuir com o desenvolvimento de metodologias de treino inovadoras para o esporte.

A expectativa é que, com esse Manual, a Conmebol repasse informações importantes sobre o processo de treinos de jogadores em fase de formação no futebol a todos os treinadores das federações associadas a ela – da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Vale lembrar que, no final de 2020, a Universidade também participou do lançamento do Manual Orientador.