ESPORTE

Nova gestão do Esporte enfrenta problemas estruturais na AEV

Sucata de iluminação pública foi depositada no recém reformado ginásio do Complexo Esportivo Municipal


Publicado em: 12/02/2021 às 12:00hs

Nova gestão do Esporte enfrenta problemas estruturais na AEV
Foto: Arquivo

A nova chefia do departamento de Esporte e Lazer da Prefeitura terá trabalho durante a retomada das atividades presenciais. A antiga AEV, uma das únicas estruturas poliesportivas públicas da cidade, está com sérios problemas estruturais. As duas piscinas do Complexo Esportivo Municipal estão vazias há meses, sofrendo ressecamento e soltura do revestimento. O ginásio reformado em 2018 também apresenta muitas marcas de mau uso, problemas na parte elétrica e goteiras.

O atual chefe do departamento, Adailson Abranches Monteiro, conversou com a reportagem do Folha da Mata e listou suas prioridades para os primeiros meses de gestão, entre elas, a zeladoria do Complexo Esportivo. “Estamos recompondo o quadro de funcionários que cuidam do complexo. Assim que chegamos, promovemos uma limpeza Nova gestão do Esporte enfrenta problemas estruturais na AEV geral, organizamos caixas de arquivos que estavam entulhando a área administrativa e reativamos a sede do departamento aqui na AEV”, pontuou.

Adailson já teve uma longa experiência como chefe do departamento de Esporte e Lazer, no período de janeiro de 2013 a outubro de 2018, até ser exonerado pelo prefeito Ângelo Chequer. Agora, ele reassume a pasta a convite do prefeito Raimundo Nonato (PSD), sob o guarda-chuva da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, comandada por Thomas Medeiros.

DESAFIOS DA NOVA GESTÃO

Um dos principais desafios da nova gestão será a destinação das milhares de peças de iluminação pública que entulham as arquibancadas do ginásio poliesportivo. As peças foram descartadas durante o trabalho de substituição da iluminação de toda a cidade pela tecnologia LED, no entanto, ainda são patrimônio da Prefeitura e devem ser leiloadas. Na falta de um local adequado para o depósito do material, a Secretaria de Obras, na gestão anterior, utilizou o ginásio.

Apesar de ter passado por obras de revitalização em 2018, um investimento de R$ 420 mil, o piso da quadra, as arquibancadas, os alambrados e a parte elétrica do ginásio apresentam danos e sinais de desgaste. O antigo problema das goteiras também não parece ter sido resolvido na reforma, já que as poças continuam tomando conta do chão da quadra durante as chuvas.

Adailson informou que já está em contato com a Secretaria de Obras e que a pasta busca uma alternativa para o depósito do material que está no ginásio. Sobre os problemas estruturais, disse que está realizando um levantamento das demandas também para verificar o que pode ser solucionado a curto prazo.

O secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, Thomas Medeiros, também falou ao Folha da Mata sobre os projetos para o esporte e ressaltou que “a política esportiva vai andar, mesmo durante a pandemia”. A curto prazo, o secretário pretende realizar um diagnóstico esportivo, com a criação de um cadastro de atletas, clubes, times e espaços esportivos, a exemplo do que foi feito na área cultural no ano passado. Segundo Thomas, esse diagnóstico é essencial para a criação de um Plano Municipal do Esporte.

Thomas citou ainda como metas o fortalecimento do Conselho Municipal do Esporte; o lançamento de editais de fomento a Organizações da Sociedade Civil (OSC); o resgate de programas de esporte e lazer para idosos e pessoas com deficiência; maior integração com a Secretaria de Educação para o uso das estruturas de lazer; e investimentos para a democratização do “e-sports”, modalidade em crescimento entre os jovens e que recentemente passou integrar a lista de modalidades competitivas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).