ESPORTE

“Grau” de moto pode virar esporte reconhecido por lei em Viçosa

Projeto quer definir regras para os locais adequados e práticas seguras das manobras.


Publicado em: 26/03/2022 às 10:43hs

“Grau” de moto pode virar esporte reconhecido por lei em Viçosa
Foto: reprodução

Um projeto de lei que está sendo votado na Câmara Municipal de Viçosa que reconhecer o “wheeling” como prática esportiva no município. A modalidade consiste na realização de manobras e acrobacias de solo sobre duas ou uma roda, em movimentos conhecidos pelos praticantes como “grau”, “RL” ou “Bob’s”.

O texto é de autoria do vereador Rogério Fontes (PSL) e foi aprovado em primeira votação na reunião dessa semana (22), após intensa discussão. De acordo com o vereador, em sua justificativa para a aprovação do projeto, é benéfica a realização de atividades físicas e de lazer. E que muitos locais públicos ficam ociosos durante os fins de semana e poderiam ser utilizados para a realização das manobras.

Mas, a realização das manobras de empinada em via pública é considerada como infração de trânsito gravíssima, pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), colocando ainda em risco a vida de quem pratica e de pedestres, por exemplo. Por isso, segundo o projeto de lei, o reconhecimento do “grau” como prática esportiva demandará a definição de locais apropriados e devidamente licenciados – sejam públicos ou privados – para a exibição de shows e competições, seguindo regras da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Nesses espaços poderão ser realizados treinos, competições, eventos e demais encontros de forma que seja garantida a prática segura da modalidade. Entre os requisitos mínimos para os locais da prática do wheeling está a exigência de pista de asfalto com 80 metros de comprimento por 25 de largura, no mínimo; local seguro para o público acompanhar; e comprovação por parte de organizadores oficiais da implementação das normas de segurança e proteção de pilotos, também de acordo com a CBM.

DÚVIDAS

Antes da votação, os vereadores apresentaram dúvidas em relação à redação do texto e ao fato do projeto conter lacunas que precisam ser revistas. O professor Bartô (PT) questionou, por exemplo, sobre a presença de menores de idade em eventos e até mesmo conduzindo as motos. Já a vereadora Vanja Albino (PSD) perguntou se há espaços que atendam às condições para a realização das manobras em segurança.

O projeto de lei teve parecer positivo das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), além de anuência por parte do setor jurídico da Câmara. Na votação, estavam ausentes os vereadores Rafael Cassimiro (PSDB) e o representante do governo no Legislativo, João Januário (Cidadania). Daniel Cabral (PCdoB) e Jamille Gomes (PT) pediram abstenção. Os demais parlamentares votaram favoráveis e a segunda votação deverá acontecer nas próximas semanas.