ELEIÇÕES 2022

Pedra do Anta tem novas eleições neste domingo

De acordo com o TRE, 3.096 pessoas estão aptas a votar no município, para escolher os novos ocupantes do executivo


Publicado em: 09/09/2021 às 16:20hs

Pedra do Anta tem novas eleições neste domingo

Neste domingo, dia 12 de setembro, 3.096 eleitores de Pedra do Anta estão aptos a ir novamente às urnas para eleger os ocupantes dos cargos de prefeito e vice. A justiça eleitoral convocou novas eleições para o município após indefer o registro da candidatura de Sueli Sampaio (PSDB), eleita em novembro do ano passado.

Duas chapas concorrem ao executivo municipal: Eduardo José Viana (PL) tem como vice Robson José Antonucci Pereira (PSDB) pela Coligação “Pedra do Anta Para Todos” (PL/PSDB); e Sebastião Pires Ribeiro Júnior (Juninho de Totim – PT), vice André Lopes da Silva (PT), pela Coligação “Renovação e Compromisso” (PT/MDB).

Todos os nomes tem alguma ligação com as eleições municipais do ano passado. Eduardo foi vice-prefeito na chapa vencedora e Robson teve 285 votos para vereador, sendo o mais votado e presidente do legislativo. Ele ainda assumiu a prefeitura por um curto período, após a decisão judicial que retirou Sueli do cargo. Já pela chapa petista, Juninho de Totim também foi eleito vereador, com 151 votos. E André concorreu a vice-prefeito na chapa de João Leiteiro (MDB), derrotada nas urnas.

REGRAS

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais, O município tem 8 seções eleitorais, distribuídas por 3 locais de votação. Serão utilizadas 8 urnas eletrônicas e mais 5 de contingência. Para organizar os trabalhos de votação, estão convocados para trabalhar 32 mesários.

O processo de votação seguirá conforme as normas aplicadas nas eleições municipais de novembro do ano passado. Em função da pandemia, o Plano de Segurança Sanitária das eleições de 2020 contina valendo. Entre os procedimentos a serem observados, estão a dispensa de identificação biométrica do eleitor, uso obrigatório de máscaras nos locais de votação, horário de funcionamento das seções eleitorais (das 7h às 17h) e distribuição dos eleitores, com votação dos eleitores acima de 60 anos com preferência das 7 às 10 horas.

A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 30 de setembro. A partir do dia 12 de agosto até a proclamação dos candidatos eleitos, o cartório eleitoral da 268ª ZE, de Teixeiras, responsável pelo município de Pedra do Anta, funcionará das 12 às 19 horas nos dias úteis, e das 13 às 19 horas aos sábados, domingos e feriados.