EDUCAÇÃO

Viçosa ganha creche para 250 crianças no bairro Inácio Martins

Novo espaço já recebeu alunos nesta semana, com a retomada das atividades presenciais de ensino no município


Publicado em: 01/10/2021 às 15:53hs

Viçosa ganha creche para 250 crianças no bairro Inácio Martins
Foto: Arquivo

Após 10 anos, desde quando o projeto foi iniciado, o Centro Educacional e Ação Social São Sebastião “Cantinho Feliz” possui, agora, uma sede própria. O novo complexo, situado no Bairro Inácio Martins, em Viçosa, tem capacidade para atender até 250 crianças e já retomou as atividades presenciais, assim como toda a rede municipal de ensino.

O espaço é um desejo antigo da comunidade e começou a ser definido em 2011, com a aquisição do terreno. A obra teve início cinco anos depois, sendo mantida com recursos provenientes de devoluções feitas pela Câmara ao executivo, doações via isenção fiscal e doações em dinheiro e materiais de construção. “Quem nos vê aqui hoje, nesse lugar bonito, amplo, feito sob medida para as crianças, não imagina o quanto sofremos para chegar até aqui.

Quantos eventos beneficentes, como festas juninas, feijoadas, noites de caldos, festa da primavera, almoços, ação entre amigos já realizamos”, disse a diretora do instituto, Tânia Pinheiro, durante a inauguração da obra. Atualmente, o Centro Educacional e Ação Social atende crianças dos bairros Inácio Martins, São José (Laranjal), Vau-Açu, Barrinha, Cidade Nova, Amoras, Nova Viçosa, João Brás, Santo Antônio, dentre outros.

O educandário tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, cultural, intelectual, educacional e socioambiental, complementando a ação de cuidar e educar da família. Com o novo espaço, a expectativa é de um aumento no número de atendimentos e melhorias na qualidade do serviço prestado, tanto para as crianças quanto para as famílias e os 22 funcionários contratados.

A cerimônia de inauguração foi realizada na última quinta-feira, 23, na própria sede, e contou com a presença do prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD); do vereador Rogério Fontes (PSL); da chefe do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Elisabeth Valadares; da presidente do educandário, Neusa Catarina Pinheiro Garcia e do tesoureiro da instituição, Haroldo Nunes Pinheiro Júnior; da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rita de Cássia Fialho Rodrigues; o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Inácio Martins, Helvécio José Vieira; a ex-vereadora, Cristina Fontes; Maria das Dores de Oliveira, representando os funcionários e Patrícia Cabral Miranda e Célio Emílio de Cabral Miranda, representandoos pais dos alunos matriculados.

HISTÓRICO E DOAÇÕES

O Centro Educacional e Ação Social São Sebastião “Cantinho Feliz” foi fundado no dia 17 de fevereiro de 2005, atendendo, inicialmente, apenas 12 crianças de um a cinco anos de idade. O acolhimento era feito em uma residência alugada, a mesma onde era o funcionamento até a mudança definitiva para a nova sede. O corpo de funcionários era composto por 3 pessoas, todas voluntárias.

A nova sede está localizada na Rua Maria das Neves Costa Amaral, 399, no Bairro Inácio Martins (Grota dos Camilos). As doações ainda podem se feitas pela comunidade.

Os contatos são: 31 98503-2269 (Tânia), 31 98899-3035 (Neusa) e 31 98891-1041 (Haroldo).