EDUCAÇÃO

Univiçosa retoma aulas práticas presenciais

O retorno está previsto apenas para as disciplinas práticas dos cursos das Ciências da Saúde, das Ciências Exatas e pós-graduação


Publicado em: 30/10/2020 às 11:18hs

Univiçosa retoma aulas práticas presenciais

O Centro Universitário – Univiçosa irá retomar parcialmente as atividades presenciais, a partir da próxima terça-feira, 3 de novembro. O retorno está previsto apenas para as disciplinas práticas e beneficiará os alunos dos cursos das Ciências da Saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia) e das Ciências Exatas (Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Engenharia Química). Também retornarão às aulas práticas os cursos de pós-graduação.

De acordo com a Univiçosa, serão oferecidas as disciplinas práticas previstas para o primeiro e segundo semestre deste ano e o retorno é voluntário. Dessa forma, os alunos que não se sentirem seguros poderão cursar as disciplinas quando elas forem oferecidas após o término da pandemia da Covid-19. Já o regime letivo especial remoto será mantido para os cursos das Ciências Humanas (Administração, Direito, Ciências Contábeis e Psicologia), porque, segundo a instituição, foi possível adaptar as aulas práticas para o formato online.

Para o retorno das atividades, a Univiçosa realizou adequações nos espaços frequentados pelos estudantes, que deverão seguir todas as orientações do Plano de Contingência e Retorno das atividades acadêmicas. Os alunos deverão preencher diariamente um formulário de controle epidemiológico e quem tiver contato com alguém sintomático para a doença estará liberado das aulas. O trabalho de monitoramento dos casos suspeitos será feito pela equipe da Unidade Sentinela, que foi criada para atender os estudantes e funcionários que retornarão as atividades.

Os estudantes que optarem por voltar às aulas terão que assinar um termo de adesão e cada aluno receberá um kit de proteção individual, contendo máscara e protetor facial, de uso obrigatório. A entrega do documento e a retirada do kit será feita a partir desta sexta-feira, 30, e na próxima semana, de 3 a 6 de novembro, das 8 às 18 horas.

 

UFV - As aulas presenciais na UFV (Universidade Federal de Viçosa) continuam suspensas até o mês de dezembro, conforme deliberação do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), e os alunos seguem com as atividades previstas pelo período especial remoto. Contudo, nessa segunda-feira, 26, alguns setores da instituição retornaram com as atividades presenciais.

Após a retomada ser discutida pelo Comitê Pós-Pandemia e aprovada pela administração superior, foram liberados a funcionar as secretarias das diretorias dos campi e dos centros e institutos de ciências. Já as atividades do CenTev (Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa), do Hospital Veterinário e do Registro Escolar também irão retornar, porém, as datas ainda não foram definidas.

A UFV informou que a retomada acontece seguindo as orientações dos protocolos de biossegurança da OMS (Organização Mundial da Saúde), do Ministério da Saúde e da Anvisa. Segundo ela, houve adequação dos ambientes e treinamentos de todos os colaboradores, além dos dispositivos com álcool 70%, dentre outros.

Ainda de acordo com a UFV, os servidores com 60 anos ou mais continuarão executando as atividades de forma remota, da mesma forma as gestantes, lactantes e pessoas com comorbidades, ou aqueles que sejam responsáveis pelo cuidado de pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo Coronavírus.